Topo

Feijão se recupera, vence maratona de quase 5 horas e põe Brasil na frente

Do UOL, em São Paulo

06/03/2015 16h10

Foi uma verdadeira maratona, daquelas de levar qualquer tenista ao limite físico. Após 4h57 de uma partida equilibrada, João Souza, o Feijão (75º do mundo), derrotou o argentino Carlos Berlocq (67º) por 3 sets a 2 (6-4, 3-6, 5-7 e 6-3 e 6-2) e colocou o Brasil em vantagem no duelo válido pela primeira rodada do Grupo Mundial.

Com a vitória, a equipe brasileira fez 1 a 0 no confronto, que é realizado em quadra de saibro montada no Complexo Tecnópolis em Buenos Aires. A diferença pode aumentar ainda nesta sexta-feira, caso Thomaz Bellucci vença Leonardo Mayer.

A vitória ficou marcada pelo grande equilíbrio entre os atletas. Ninguém cedia pontos com facilidade, principalmente nos sets decisivos. A força mental do brasileiro para se recuperar após ver o argentino virar para 2 a 1 também foi destaque. Em determinado momento, Feijão pareceu fora do jogo e o perigo da derrota passou perto. No entanto, o número 1 do Brasil teve uma reação impecável e conseguiu uma nova virada.

O que chamou a atenção também foi a quantidade de erros não-forçados cometidos pelo tenista brasileiro ao longo da partida. Foram 105, 35 a mais do que os registrados pelo rival.

Outra marca do duelo foi a pressão da torcida argentina. Com uma verdadeira gritaria e canções de arquibancada de futebol, os locais deram o tom de rivalidade ao confronto. Mesmo em menor número, os brasileiros não ficaram atrás e também se manifestaram aos gritos de “pentacampeão”. Um diversas oportunidades, o juiz de cadeira teve que pedir silêncio para que os atletas continuassem a partida. 

Troca de quebras e Feijão crescendo na hora decisiva

Os dois tenistas tiveram dificuldades com seus saques no primeiro set. Logo de cara, Feijão conseguiu quebrar o serviço de Berlocq e na sequência confirmar o seu para fazer 2 a 0. A vantagem do tenista brasileiro, porém, não durou muito tempo. No sexto game, o número 1 do país permitiu que Berlocq desse o troco e igualasse o marcador em 3 a 3.

Mas mesmo com o apoio da torcida e a reação, Berlocq não conseguiu manter o bom momento e logo depois sofreu uma nova quebra. E desta vez Feijão não vacilou mais. Fez 4 a 3 e alguns games mais tarde, fechou a parcial em 6 a 4 após 49 minutos.

Início arrasador de Berlocq, reação do brasileiro e revés

O argentino conseguiu superar rapidamente a derrota no set inicial e de maneira arrasadora abriu 3 a 0. Mesmo assim, Feijão não se desanimou e foi buscar a igualdade no marcador.

Porém, depois disso, não conseguiu manter o nível. Melhor para o argentino, que se aproveitou para fechar a parcial em 6 a 3 e deixar tudo igual.

Feijão deixa vitória escapar

O brasileiro teve uma ótima oportunidade de abrir vantagem de 2 a 1 na partida e encaminhar o triunfo que deixaria o Brasil em vantagem. Mas tomou uma virada incrível, perdendo cinco games consecutivos e recolou Berlocq no jogo.

Feijão abriu 5 a 2, e no nono game, teve a oportunidade de sacar para fechar o set em 6 a 3. Mas ele não aproveitou a chance e a partir daí viu a parcial ir embora. 

Berlocq cresceu, incendiou a torcida que até então estava um pouco acanhada e consolidou o triunfo por 7 a 5 após 1h31.  No último game, Feijão teve três break points, mas não aproveitou nenhum.

Brasileiro reage e consegue virada incrível 

Após a derrota no terceiro set, tudo indicava que Feijão não conseguiria reagir. Mas não foi o que aconteceu. Berlocq começou melhor, mas o brasileiro mostrou força mental para vencer cinco games seguidos e empatar o jogo. 

A última parcial começou ainda mais equilibrada, com ambos disputando cada lance sem ceder em nenhum momento e games longos. A primeira vantagem foi a favor do Brasil. Berloqc, que precisou de atendimento médico para massagem nas pernas, viu o serviço ser quebrado no terceiro game. Uma nova quebra veio no sétimo game, o que foi fundamental para a vitória de Feijão. 

Confira os duelos deste fim de semana:

Sexta-feira
Carlos Berlocq 2 x 3 João Souza (4-6, 6-3, 7-5, 3-6 e 2-6)
Leonardo Mayer x Thomaz Bellucci 

Sábado
13h - 
Federico Delbonis/Diego Schwartzman x Marcelo Melo/Bruno Soares

Domingo
11h - 
Leonardo Mayer x João Souza
A seguir - Carlos Berlocq x Thomaz Bellucci