Topo

Wawrinka arrasa Federer e pela 1ª vez vai à semifinal em Roland Garros

Do UOL, em São Paulo

02/06/2015 13h36

Stanislas Wawrinka deixou a freguesia para trás e, nesta terça-feira, arrasou o compatriota Roger Federer em duelo válido pelas quartas de final de Roland Garros. Sem dar chances ao vice-líder do ranking mundial fez 3 sets a 0 (6-4, 6-3 e 7-6 [7-5]). Com o triunfo, o suíço se garantiu na semifinal do Grand Slam parisiense pela primeira vez em dez participações.

A classificação é uma volta por cima de Wawrinka após a queda na primeira rodada de 2014. Além disso, esta é a segunda semifinal de um Grand Slam que alcança nesta temporada. Havia conseguido isso no Aberto da Austrália.

Já Federer amarga mais um ano de jejum sem alcançar a semi na França. A última vez que conseguiu isso foi no ano de 2012.

A vitória de Wawrinka sobre Federer nesta terça-feira foi somente a terceira em 19 confrontos entre eles no circuito mundial. Na semifinal, ele enfrentará o francês Jo-Wilfried Tsonga, que fez 3 sets a 2 sobre o japonês Kei Nishikori.

E para chegar ao triunfo, o nono colocado do ranking mundial teve uma atuação que beirou à perfeição contra o seu grande algoz. Ele não foi quebrado em nenhuma oportunidade ao longo do confronto.

Quebra logo no terceiro game
A partida começou equilibrada e com Federer tendo dificuldades para confirmar seu serviço. No primeiro game, levou quase dez minutos para confirmar o seu saque. Apesar disso, fez 1 a 0. No terceiro game, porém, Wawrinka soube aproveitar a chance de break que teve e tomou a dianteira do placar ao fazer 2 a 1. Com a vantagem, passou a controlar o ritmo da partida e não deu brechas para o adversário buscar uma reação.

Domínio total na segunda parcial
Nem o forte vento que castigou Paris nesta terça foi capaz de atrapalhar Wawrinka. No segundo set, ele foi ainda mais dominante contra um Federer que tinha dificuldades para ficar à vontade em quadra e errava bastante - tendo cometido 15 erros não forçados ao longo de toda a parcial.

E tamanha superioridade, foi refletida no placar. Em apenas 34 minutos, Wawrinka fez 6 a 3, quebrando o serviço do adversário em duas oportunidades.

Equilíbrio até o último ponto
No terceiro set, Federer reagiu e começou a incomodar bastante Wawrinka. O jogo subiu de nível e o equilíbrio foi total, tanto que a decisão foi para o tie-break.

E no momento decisivo, Wawrinka mostrou que era mesmo o seu dia em Paris e confirmou o triunfo com um voleio impecável na rede para fazer 7 a 5 no desempate após desperdiçar um match point.