Topo

Tenista australiano baixa o nível e provoca Wawrinka: 'fo... sua namorada'

Do UOL, em São Paulo

13/08/2015 09h08

Nick Kyrgios derrotou Stan Wawrinka nesta quarta-feira por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (8-6), 6/3 e 4/0, e avançou no Masters 1000 de Montreal, no Canadá. No entanto, o abandono do suíço ou a classificação do australiano para a terceira rodada do torneio acabaram repercutindo menos que os incidentes em quadra.

No decorrer da partida, as câmeras da transmissão registraram Nick Kyrgios provocando o rival. “Kokkinakis fod… sua namorada. Desculpe te contar isso, companheiro”, afirmou o tenista australiano para o rival, segundo microfones à beira da quadra. Wawrinka, porém, não escutou a provocação do adversário.

O Kokkinakis citado é o tenista australiano Thanasi Kokkinakis, de 19 anos, parceiro de Nick Kyrgios nos títulos juvenis de duplas masculinas no Australian Open (2013) e em Wimbledon (2013). Já a namorada em questão é a tenista croata Donna Vekic, vista constantemente com Wawrinka desde o suíço se separou de sua então mulher, Ilham Vuilloud, em abril deste ano.

Após a partida, Kyrgios foi questionado sobre a provocação e afirmou que a declaração saiu “no calor do momento”. “Não sei, apenas disse”, afirmou o australiano, dez anos mais jovem que o rival. “Pensei que ninguém havia escutado.”

Em sua conta no Twitter, Wawrinka condenou a atitude do australiano. “É muito decepcionante ver um atleta e colega ser tão desrespeitoso, de uma forma que eu não poderia imaginar. O que foi dito, eu não diria ao meu pior inimigo. Baixar tanto o nível não é apenas inaceitável, como também vai além da compreensão”, disse. “Não há necessidade para este tipo de comportamento, dentro ou fora da quadra, e espero que os responsáveis não fiquem parados, defendendo a integridade do esporte que trabalhamos tanto para construir”, completou.

Após o jogo, o próprio suíço lembrou a jornalistas já ter enfrentado problemas com Nick Kyrgios. Após o jogo, os dois se encontraram no vestiário, e Wawrinka cobrou explicações do adversário. Segundo a agência de notícias Associated Press, a ATP multou o tenista australiano em valor que não foi divulgado.