Topo

Federer aproveita erros de Djokovic e vence nas Finais da ATP

Tenista suíço chegou a sua 22ª vitória sobre o sérvio, que abusou dos erros de backhand  - AP Photo/Tim Ireland)
Tenista suíço chegou a sua 22ª vitória sobre o sérvio, que abusou dos erros de backhand Imagem: AP Photo/Tim Ireland)

Do UOL, em São Paulo

17/11/2015 19h31

Novak Djokovic (1) teve apresentação aquém do esperado e foi derrotado por Roger Federer (3), nesta terça-feira (17), na fase de grupos das Finais da ATP. O número 1 do mundo exagerou nos erros não forçados e perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-2, em 1h17min.

Os dois tenistas estão no grupo "Stan Smith" das Finais da ATP. Enquanto Djokovic perdeu pela primeira vez e ainda tem chances de classificação para a semifinal, Federer venceu a segunda partida no torneio, que reúne os 8 melhores tenistas da temporada.

Números

Com a vitória, Federer desempatou o retrospecto ante Djokovic. Foi a 22ª vitória do suíço sobre o sérvio, que venceu o rival 21 vezes. Além disso, Federer encerrou com a sequência de 23 jogos sem perder de Djokovic.

O jogo

Federer e Djokovic fizeram primeiro set muito equilibrado, decidido apenas nos games finais e por detalhes. Jogando em alto nível, os dois melhores tenistas da atualidade confirmaram seus serviços até o 12ª game, quando Federer quebrou o saque de Djokovic para fechar o set em 7-5. No fim das contas, pesaram os erros não forçado de Djokovic, principalmente no backhand.

No segundo set, Federer voltou com tudo e quebrou mais uma vez o saque de Djokovic. Mas o número 1 do mundo logo devolveu a quebra para equilibrar novamente a partida. Após breve momento de equilíbrio, o suíço voltou a quebrar o serviço do sérvio, que insistia nos erros não forçados com a canhota. Por fim, já demonstrando certa irritação e desinteresse, Djokovic voltou a ceder quebra para encerrar o set em 6-2.