Topo

Ex-número 1 do mundo, tenista é expulsa do velório do próprio pai

Aranxta Sanchez recebe beijo dos pais após conquista; tenista foi expulsa do velório  - AFP PHOTO / JOEL ROBINE
Aranxta Sanchez recebe beijo dos pais após conquista; tenista foi expulsa do velório Imagem: AFP PHOTO / JOEL ROBINE

Do UOL, em São Paulo

27/02/2016 09h07

Um dos nomes mais importantes do tênis na década de 1990, a espanhola Arantxa Sanchez, ex-número 1 do mundo, passou por uma situação desagradável na última sexta. Depois de anos em disputa judicial com a sua família, ela viu o pai, Emilio, morrer em decorrência do mal de Alzheimer. Na hora de se despedir, porém, foi expulsa do velório pelos irmãos.

Arantxa Sanchez, ex-tenista espanhola, no lançamento de sua autobiografia em 2012 - REUTERS/Albert Gea - REUTERS/Albert Gea
Arantxa no lançamento de sua autobiografia, em 2012, em que atacou a postura dos pais
Imagem: REUTERS/Albert Gea

O incidente foi relatado por ela mesma à imprensa europeia. “Meus irmãos me vetaram. Não pude me despedir do meu pai porque não me deixaram. Se não me virem na missa [de sétimo dia], é porque não quero criar um espetáculo”, disse Arantxa à Europa Press, declaração repercutida pelos jornais El Mundo e Mundo Deportivo.

A ex-tenista estava em guerra há anos contra a própria família. Segundo a revista espanhola Vanitatis, o imbróglio começou quando Arantxa começou um relacionamento com o também ex-tenista Josep Santacana, que trabalhava no setor imobiliário. Seus pais eram contra a relação por conta das dívidas que ele acumulava e não confiavam no genro.

Arantxa, então, se voltou contra eles. Em 2012, publicou uma autobiografia em que acusava seus pais de a tratarem como a galinha dos ovos de ouro. Quando se viu em dívidas, ela os processou pedindo de volta algumas propriedades, incluindo a casa em que eles moravam. Judicialmente, as partes entraram em acordo em setembro do ano passado, mas a relação nunca voltou a ser a mesma.

Ainda segundo a Vanitatis, o único dos três irmãos com quem Arantxa mantém contato é o mais velho, também chamado Emilio, que vive em Miami, mesma cidade em que ela mora. Os mais novos, que estavam mais próximos dos pais, teriam sido os protagonistas da confusão no velório, incomodados com a presença do marido de Arantxa na cerimônia.

De acordo com o El Mundo, a discussão entre Santacana e os cunhados foi tão áspera que Marisa, mãe da ex-tenista, chegou a desmaiar.