Topo

Companheira de pescarias e baladas: conheça a irmã cupido de Nadal

Do UOL, em São Paulo

30/04/2016 06h00

Diz o ditado que por trás de um grande homem existe uma grande mulher. No caso de Rafael Nadal, são três mulheres. E uma delas é uma parceira de longa data. Companheira de pescaria e de baladas, a irmã do tenista, Maria Isabel Nadal, é seu porto seguro. Confidente desde sempre e presença constante no circuito do tênis, ela ainda foi decisiva na vida amorosa do jogador.

Em Mallorca, onde cresceram, Nadal e Maribel (como ela é chamada carinhosamente) dividiam quarto e sempre fizeram questão da presença um do outro. O tenista é cinco anos mais velho, mas gostava de levá-la para seus compromissos. Maribel, inclusive, ajudou no compromisso mais duradouro de Nadal que nasceu naquela época.

Ela era amiga de infância de Francisca “Xisca” Perelló e a apresentou para seu irmão. Eles começaram a namorar e estão juntos até hoje. Nas arquibancadas do circuito mundial é comum ver três mulheres torcendo por Nadal: Xisca, Maribel e a mãe dos dois, Ana María Parera.

A cumplicidade de Maribel e Nadal, que já era das melhores, ficou ainda mais forte em 2009, quando seus pais se separaram. Discreto, o tenista tem em Mallorca seu principal destino para descansar e recuperar as energias, físicas e mentais.

Duas atividades são fundamentais nesse processo: pescar e sair com os amigos. Em ambas, a presença de Maribel é praticamente obrigatória. “Muitos garotos acham as irmãs mais novas irritantes, mas o Rafa nunca me tratou assim. Ele sempre me chamou para sair com sua turma. É algo natural para nós e é parte do segredo da nossa conexão”, contou ela na biografia do irmão.

Tamanha proximidade faz Maribel saber muito do tenista. “Ele sempre pensou em comprar um barco para ir pescar. Ele ama pesca e jet-skit, mas ele não anda de jet-ski, nem aceita nadar, se não consegue ver a areia no fundo do mar. Rafa também nunca pulará de uma rocha para mergulhar”, revelou a irmã. “Ele é como um gato assustado”.

Maribel também é fã de esporte. Joga tênis, mas prefere o padel, uma mistura de tênis, squash e frescobol. Ela faz educação física e pretende ser professora. Também curte futebol, muito devido ao tio Miguel Ángel, ex-jogador do Barcelona e presente em três Copas do Mundo. O esporte está presente até na vida amorosa: ela namora o golfista Pep Juaneda. Mas sua grande inspiração no esporte, sem dúvida, é Rafael e seus 14 títulos de Grand Slam.