Esporte

Bellucci dá pneu no 1º set. Mas Djokovic ganha de virada em Roma

Do UOL, em São Paulo

12/05/2016 16h23

O brasileiro Thomaz Bellucci esteve perto de um resultado histórico após aplicar um 6/0 no primeiro set, mas acabou derrotado pelo atual número um da ATP, Novak Djokovic, nas oitavas de final do Masters 1000 de Roma, nesta quinta-feira. O sérvio se recuperou do pneu e virou o jogo vencendo os dois sets seguintes, fechando por 0/6, 6/3 e 6/2.

Desta maneira, um brasileiro segue sem vencer um líder do ranking da ATP desde 2004, quando Gustavo Kuerten ganhou de Roger Federer em Roland Garros. No confronto direto, é a sexta derrota de Bellucci contra Djokovic, sendo quatro no saibro, três delas em Masters de Roma.

O primeiro set foi um verdadeiro passeio de Bellucci. Foram apenas oito pontos cedidos em 34 disputados. É verdade que o sérvio acumulou muitos erros não forçados (16), mas o brasileiro controlou o jogo com boas devoluções e winners. E teve 100% de aproveitamento nas oportunidades de quebra. A brincadeira rolou solta na internet.

Djokovic não levava pneu desde 2012, quando perdeu de Roger Federer no Masters de Cincinnati por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 7/6. Ao todo, foram nove sets sem ganhar games na carreira. Bellucci, por sua vez, não emplacava uma vitória em um set deste tipo desde 2015, quando derrotou o japonês Yoshihito Nishioka no Aberto dos Estados Unidos.

"Fiz um primeiro set perfeito, jogando um alto nível de tênis e nos dois sets seguintes o Djokovic praticamente não errou. Mérito dele de sair do buraco e conseguir ganhar de mim. Fiquei chateado por não ter conseguido a vitória, mas satisfeito por ter mantido um nível muito bom por três sets contra um cara que praticamente não perdeu de ninguém nos últimos dois anos", disse Bellucci.

A preocupação de Djokovic com o jogo pode ser medida pela sua reação ao ganhar o primeiro game do segundo set. O sérvio comemorou efusivamente, mostrando que ao menos equilibraria o duelo. E fez mais. Trabalhando mais com o primeiro saque (83% contra 58% do primeiro set),  ele aproveitou uma chance dada por Bellucci e conseguiu a quebra no quinto game, controlando a vantagem para vencer por 6/3.

Mas isto não significa que Bellucci não tenha jogado bem. Olha só este ponto no começo do segundo set

O terceiro set começou com um banho de água fria no brasileiro, com Djokovic voltando a quebrar o saque no primeiro game. Mais uma vez uma comemoração efusiva por parte do sérvio, que ainda quebrou mais uma vez sétimo game antes de vencer o set por 6/2. Nas quartas de final, o duelo será contra o espanhol Rafael Nadal.

"Independente do resultado, foi um excelente jogo. Estou voltando a jogar em alto nível e espero consolidar meu jogo daqui para frente para não deixar escapar os resultados. É difícil manter a pressão em cima do Djokovic o tempo todo para poder ganhar, mas acredito que me aproximei muito do nível de tênis que eu e minha equipe estamos buscando todos os dias!", completou Bellucci.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo