Esporte

Murray sofre e tem jogo interrompido em desvantagem; Wawrinka evita vexame

Christophe Ena/AP
Imagem: Christophe Ena/AP

Do UOL, em São Paulo

23/05/2016 11h47

A segunda-feira (23) em Paris marcou as estreias do atual campeão de Roland Garros e do melhor jogador no saibro do momento. E nenhum deles teve vida fácil. O suíço Stanislas Wawrinka iniciou a defesa de seu título com uma vitória no quinto set, enquanto o britânico Andy Murray viu sua evolução no saibro ser colocada à prova em jogo interrompido por falta de luz natural com o placar adverso de 2 sets a 1.

Embalado pela conquista do Torneio de Roma e pelo melhor retrospecto no piso durante os últimos 12 meses (85% de aproveitamento com apenas três derrotas), Murray perdeu os dois primeiros sets para o tcheco Radek Stepanek e ainda está ameaçado de eliminação precoce apesar da recuperação tardia.

O número dois do mundo aproveitou o cansaço do rival de 37 anos para vencer o terceiro set e abrir vantagem no quarto. Com o placar de 6/3, 6/3, 0/6 e 2/4 a favor de Stepanek, os dois voltam à quadra na terça para definir quem enfrentará o francês Mathias Bourgue na segunda rodada.

Já Wawrinka, que também chegou embalado pela vitória no Torneio de Genebra, venceu o tcheco Lukas Rosol por 3 sets a 2 (parciais de 4/6, 6/1, 3/6, 6/3 e 6/4) e escapou de ser o primeiro campeão a dar adeus na primeira rodada da edição seguinte.

O confronto foi o quinto entre os dois tenistas, e o quinto com vitória do suíço. Na segunda rodada, Wawrinka encara o japonês Taro Daniel, que avançou após o abandono do eslovaco Martink Klizan no quinto set do confronto entre os dois.

Nishikori completa vitória após duas interrupções

Demorou, mas o japonês Kei Nishikori enfim conseguiu completar a sua estreia em Roland Garros contra o italiano Simone Bolelli. Após duas interrupções por causa da chuva no domingo, o quinto cabeça-de-chave voltou à quadra nesta segunda-feira e ganhou o terceiro set, fechando o jogo por 3 sets 0, parciais de 6/1, 7/5 e 6/3. Na próxima rodada, Nishikori enfrentará o russo Andrey Kuznetsov, que derrotou o alemão Benjamin Becker por 3 a 0, parciais de 6/2, 6/2 e 6/4. 

Diante de Raonic, Tipsarevic tem segunda pior estreia

Na primeira rodada, o experiente sérvio Janko Tipsarevic (ex-número 8 do mundo, atual 680) foi eliminado pelo canadense Milos Raonic: 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 7/6 (7-5). Em 11 participações no Aberto da França, Tipsarevic caiu na estreia em cinco delas (2004, 2006, 2008, 2010 e 2016). Porém, em três (2004, 2006 e 2008), venceu ao menos um set na primeira rodada. Em 2010, em sua pior estreia, perdeu para o colombiano Alejandro Falla por 3 sets a 0, com 6/1, 6/2 e 6/3.

Zebras do dia: paraguaia vence finalista de Wimbledon

Sabine Lisicki não é uma favorita jogando no saibro - entre 2008 e 2015, o melhor que conseguiu em Roland Garros foi chegar duas vezes à terceira rodada (2013 e 2015). Mesmo assim, a vice-campeã de Wimbledon-2013 acabou surpreendida na estreia do torneio francês ao ser batida pela paraguaia Veronica Cepede Royg por 2 sets a 0, com duplo 6/2. Foi a primeira vitória de Veronica em um dos quatro Slams da temporada.

Três cabeças-de-chave do torneio feminino se despediram nesta segunda-feira. Destaque para a derrota da italiana Roberta Vinci, sétima favorita em Roland Garros. Ela perdeu para a ucraniana Kateryna Bondarenko por 2 sets a 0, parciais 6/1 e 6/3. Sara Errani (16ª favorita), Karolina Plinksova (17ª) e Jelena Ostapenko (32ª) também deram adeus. (Veja todos os resultados aqui).

Estreias tranquilas (ou quase) de favoritas

Segunda cabeça-de-chave, a polonesa Agnieszka Radwanska teve uma estreia tranquila em Roland Garros. A tenista fez 2 a 0 na sérvia Bojana Jovanovski com direito a um pneu: 6/0 e 6/2. Atuação parecida com a da romena Simona Halep, que passou pela japonesa Nao Hibino com placar quase idêntico: 6/2 e 6/0.

A espanhola Garbiñe Muguruza (4ª favorita) e a russa Svetlana Kuznetsova (13ª favorita) perderam um set, mas também avançaram. Muguruza derrotou Anna Karolina Schmiedlova de virada (3/6, 6/3 e 6/3), enquanto Kuznetsova superou a cazaque Yaroslava Shvedova por 4/6, 6/1 e 6/4.    

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo