Esporte

Francês aguenta maratona de 4 horas e elimina Nadal do Aberto dos EUA

Alex Brandon/AP Photo
Imagem: Alex Brandon/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

04/09/2016 20h28

Caiu o primeiro favorito da chave de simples masculina do Aberto dos Estados Unidos. Mesmo empurrado pela torcida presente no estádio Artur Ashe, em Nova York, Rafael Nadal apresentou um tênis irregular e foi derrotado pelo francês Lucas Pouille, número 25 do mundo, por 3 sets a 2 (6/1, 2/6, 6/4, 3/6 e 7/6), em uma maratona de mais de 4 horas.

A eliminação é a primeira de um dos quatro principais tenistas do Aberto dos Estados Unidos. Andy Murray, Novak Djokovic e Stanislas Wawrinka ainda entrarão em quadra pelas oitavas de final do último Grand Slam do ano – lesionado, Roger Federer optou por não participar do torneio.

Com a vitória, Lucas Pouille terá pela frente o compatriota Gael Monfils, nas quartas de final do torneio. O desempenho em 2016 já é o melhor alcançado por Pouille no Aberto dos Estados Unidos – ele nunca havia passado da primeira rodada.

O jogo

Apesar de a torcida ser praticamente toda para Rafael Nadal, Pouille não se mostrou incomodado no primeiro set. Muito concentrado e firme em seu backhand, o francês conseguiu controlar o jogo do espanhol e, logo de cara, quebrou o serviço de Nadal. Sem dar chances em seu saque, Pouille se mostrou firme e ainda conseguiu mais uma quebra antes de fechar a parcial em 6/1.

Os dois primeiros sets deram exemplos de como seria o jogo até o final. Quando um encaixava seu jogo, o outro se perdia na partida. Se na primeira parcial foi Pouille quem esteve melhor, na segunda foi a vez de Nadal dominar o jogo. O francês abusava dos erros no fundo de quadra, enquanto o espanhol fazia uso dos winners (foram 10 no segundo set, contra 4 do primeiro). Dessa maneira, Nadal fechou a parcial em tranquilos 6/2.

No terceiro set, Pouille conquistou a quebra de serviço logo no primeiro game. Já Nadal ia de erros bobos a jogadas de extrema habilidade. A inconstância do espanhol impediu uma nova quebra, permitindo que o francês fechasse em 6/4.

Diferentemente dos outros sets, o quarto apresentou muito mais equilíbrio entre os dois tenistas. Tanto que a primeira quebra veio apenas no sexto game, quando Pouille cometeu uma dupla falta e deu vantagem para o espanhol. Na sequência, no entanto, foi a vez de Nadal falhar em seu saque e permitir que o francês devolvesse a quebra.

A quebra de serviço, dessa vez, não abalou Nadal. Mais vibrante e com o público do seu lado, o espanhol conseguiu quebrar novamente o serviço de Pouille e confirmou seu próprio saque, fechando

A derrota no quarto set mexeu com Pouille. Logo no primeiro game da última parcial, o francês viu seu serviço ser quebrado por Nadal, que confirmou a quebra na sequência. Vindo de dois jogos seguidos com cinco sets, Pouille dava indícios que o cansaço pesaria na hora de decidir o confronto com Nadal.

Mas Pouille conseguiu superar a adversidade. Diante de um adversário que não demonstrava o menor cansaço, o francês conseguiu o que parecia improvável: devolver a quebra de Rafael Nadal. Na sequência, demonstrou calma para evitar que seu serviço fosse quebrado mais uma vez pelo espanhol.

No tiebreak, as bolas na paralela, que já incomodavam Nadal, voltaram a ser as armas de Pouille. Depois de perder o primeiro ponto com uma dupla falta, o francês emendou quatro pontos consecutivos e se colocou em boa situação na decisão. Na sequência, Pouille teve três match points a seu favor, mas Nadal conseguiu salvar todos. Em um erro do espanhol, o francês teve mais uma chance de fechar o jogo, e dessa vez não desperdiçou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo