Topo

Soares e Murray vão à final nos EUA e buscarão 2º título de Slam no ano

Mike Hewitt/Getty Images/AFP
Imagem: Mike Hewitt/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/09/2016 18h45

Bruno Soares e Jamie Murray estão na final do Aberto dos Estados Unidos e no sábado irão atrás do segundo título de Grand Slam da parceria formada para a disputa desta temporada. Eles foram campeões do Aberto da Austrália em janeiro.

Nesta quinta-feira, o mineiro e o britânico superaram Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 6/3 em duas horas de partida. Os franceses lideram o ranking neste ano, eram os cabeças de chave número 1 do torneio e os atuais campeões.

A vitória serviu como uma revanche da derrota sofrida na final do Masters 1.000 de Monte Carlo (MON), em abril. Este havia sido o único duelo entre as duplas até então.

Na final, Soares e Murray enfrentarão os vencedores do duelo espanhol entre Feliciano López (ESP)/Marc López (ESP) e Pablo Carreño Busta/Guillermo Garcia-Lopez.

Esta é a terceira decisão de Slam na carreira de Soares. Além do título na Austrália, ele tem um vice-campeonato do Aberto dos EUA em 2013 atuando ao lado de Alexander Peya.

"É uma dupla muito dura de se jogar contra. Eles venceram muitas partidas, lideram o ranking. Mas fomos extremamente bem, jogamos o nosso melhor e o mais importante foi que atuamos bem sob pressão, o que é importante em um jogo como este", afirmou Soares em entrevista ainda na quadra.

Atendimento médico e quebra decisiva no 11º game

O primeiro set foi marcado por bastante equilíbrio desde o início e grandes trocas de bola. No quinto game, Soares e Murray tiveram duas chances para quebrarem o saque dos adversários, mas não souberam aproveitar e ficaram em desvantagem de 3 a 2.
Pouco depois, antes do início do oitavo game Herbert pediu atendimento médico pois estava sentindo dores em sue joelho esquerdo. Na volta à quadra, não aparentou nenhuma dificuldade para se mover.
 
Soares e o parceiro continuaram bem em quadra e no 11º game obtiveram a única quebra da partida até então para fazer 6 a 5. Na sequência, o mineiro sacou para confirmar o triunfo no set.
 

Dupla falta de Murray custa o segundo set

Os franceses melhoraram bastante na segunda parcial e colocaram pressão em diversos momentos em Soares e Murray. O mineiro e o britânico quase perderam o saque no oitavo game. Porém, tiveram sucesso para salvar os três break points que tiveram contra.
 
A mesma felicidade não tiveram no décimo game quando os adversários venciam por 5 a 4. Murray cometeu uma dupla falta quando estavam em desvantagem de 30 a 40 e entregou a vitória de graça.

Duas quebras e vitória após quatro match points

Soares e Murray dominaram completamente o último set e conseguiram uma quebra logo no quinto game para fazer 3 a 2.

Uma nova quebra, esta decisiva para fazer os 6 a 3 aconteceu no nono game. Mas não sem sofrimento. Antes de consolidar a vitória, o mineiro e o britânico desperdiçaram três match points.

O ponto decisivo veio por meio de um voleio de Murray.