Esporte

Campeão juvenil do Aberto da Austrália é indiciado por manipular jogo

Michael Dodge/Getty Images
Imagem: Michael Dodge/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/01/2017 12h56

Ele terá de se apresentar a uma corte no dia 2 de março para prestar esclarecimentos. A informação foi publicada pelo jornal The Age, de Melbourne.Oliver Anderson, campeão da chave juvenil de simples da edição de 2016 do Aberto da Austrália, foi indiciado pela Polícia de Vitória - um estado australiano - por ter entregado um set durante a disputa de um challenger na cidade de Traralgon em outubro. 

De acordo com as investigações, o tenista de 18 anos facilitou o triunfo de seu adversário, o compatriota Harrison Lombe em um dos sets para beneficiar um esquema de casa de apostas.

"Oliver está cooperando totalmente com as autoridades. Ele aguarda agora o processo legal", disse um porta-voz de sua família.

A suposta manipulação ocorreu na primeira rodada do challenger já citado. O primeiro set estava empatado em 4 a 4, quando Anderson passou a errar todos os saques e acabou quebrado. Harrison Lombe fez 5 a 4 e na sequência sacou para vencer por 6 a 4.

Porém nos dois sets seguintes, Anderson atropelou o adversário, fazendo 6 a 0 e 6 a 2. Na rodada seguinte, acabou eliminado.

A Polícia de Vitória conta com uma unidade especial para investigar suposta armação de resultados esportivos desde 2013. A manipulação em jogos de tênis foi um tema que veio à tona no ano passado durante a disputa do Aberto da Austrália após uma série de denúncias e investigações. Entretanto, até agora muito pouco foi provado.

Após vencer Mischa Zverev e avançar quartas de final do ATP 250 de Brisbane, Rafael Nadal comentou o fato e se mostrou surpreso e indignado com a atitude de Anderson.

"Você fica cansado de todo este tipo de coisa, mas a coisa mais importante é lutar contra isso. Mas a pior parte de tudo é que ele (Anderson) é jovem", disse o espanhol.

"Claro que é uma coisa muito negativa para o tênis que logo no começo da temporada uma coisa como esta aconteça, mas tem sido uma constante quase todos os anos estas alegações. O que vejo no circuito da ATP é as pessoas lutando, sem querer perder", completou.

"Mas talvez em torneios menores seja uma outra história. Mas não quero falar sobre isso porque não sei muito".

 

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo