Esporte

Federer inicia campanha na Austrália com vitória por 3 a 1; Murray avança

Peter Parks/AFP
Imagem: Peter Parks/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/01/2017 07h00

Iniciando uma campanha que promete muitas dificuldades em Melbourne, o suíço Roger Federer estreou com vitória nesta segunda-feira no Aberto da Austrália. Apesar de ter perdido um set, o ex-número um do mundo teve uma atuação segura para vencer o austríaco Jürgen Melzer por 3 a 1, parciais de 7/5, 3/6, 6/2 e 6/2.

Federer estava sem jogar há seis meses para se recuperar de uma lesão e voltou há apenas duas semanas na Copa Hopman, torneio organizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) utilizado como pré-temporada por alguns tenistas. O suíço tenta o seu quinto título em Melbourne, mas para chegar ao objetivo terá uma sequência complicada.

Com o longo período sem jogar, Federer despencou no ranking da ATP e iniciou a campanha como 17º cabeça-de-chave. Assim, ele terá como eventuais adversários a partir da terceira fase Tomas Berdych, Kei Nishikori e Andy Murray, respectivamente.

Antes da caminhada se complicar, Federer terá pela frente o jovem americano Noah Rubin, que venceu o compatriota Bjorn Fratangelo por 3 sets a 2, parciais de 6/7 (4-7), 7/5, 3/6, 6/2 e 6/2. Rubin tem apenas 20 anos. 

Nesta segunda, contra um tenista experiente que já figurou entre os oito melhores do mundo, Federer passou por apuros ainda no primeiro set, quando viu o rival abrir 4 a 2. O suíço, porém, conseguiu duas quebras de serviço para sair na frente na contagem.

Atualmente com 35 anos e ocupando a 300ª colocação do ranking da ATP, Melzer complicou o jogo para Federer com uma vitória por 6 a 3 na segunda parcial. No entanto, o suíço reencontrou o ritmo na sequência e fechou o jogo com vitória por 3 a 1 em duras horas e cinco minutos. 

Murray vence após início devagar

Peter Parks/AFP
Imagem: Peter Parks/AFP
O britânico Andy Murray teve um início devagar, mas conseguiu impor o seu melhor jogo nos pontos decisivos e venceu a estreia no Aberto da Austrália contra o ucraniano Illya Marchenko, na madrugada desta segunda-feira, por 3 sets a 0, parciais de 7/5, 7/6 (7-5) e 6/2.

O número um do mundo enfrentou mais dificuldades do que o esperado nos dois primeiros sets do duelo contra Marchenko. Murray chegou a abrir 4 a 1 na série inicial, mas viu a recuperação do rival, número 93 do mundo, até conseguir nova quebra no 12º game.

No segundo set, a história se inverteu, com o ucraniano abrindo vantagem de uma quebra e segurando até o sétimo game, quando o britânico igualou a contagem. No tie-break, o número um do mundo mostrou mais tranquilidade e fechou por 7 a 5.

Murray só embalou mesmo a partir do terceiro set, quando conseguiu duas quebras para fechar a série em 6 a 2 e o jogo em 3 a 0, após duas horas e 47 minutos de duelo. Na segunda rodada, o britânico terá pela frente o russo Andrey Rublev, que derrotou Yen-Hsun Lu por 3 sets a 1, parciais de 4/6, 6/3, 7/6 (7/0) e 6/3.

Wawrinka vence no sufoco

Quarto favorito no Aberto da Austrália, Stanislas Wawrinka teve uma estreia complicada nesta segunda-feira. Após três horas e 24 minutos de duelo, o suíço venceu o eslovaco Martin Klizan por 3 sets 2, parciais de 4/6, 6/4, 7/5, 4/6 e 6/4.

Na próxima rodada, o campeão do Grand Slam australiano de 2004 enfrenta o americano Steve Johnson, que passou pelo argentino Federico Delbonis por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/4 e 6/4.

Veja aqui todos os resultados do dia no Aberto da Austrália.

Quer receber notícias do tênis de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Esporte

Topo