Esporte

Lixo, carro velho e bêbados no parque: o primeiro treino das irmãs Williams

Getty Images
As irmãs Venus e Serena Williams ainda criança e depois de famosas Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/01/2017 06h00

Elas tinham entre 10 e 12 anos quando, pela primeira vez, jogaram tênis com um treinador profissional reconhecido nos EUA. O cenário desse bate-bola era assustador: um parque com bêbados passando mal e quadras com cacos de vidro. Foi assim que Serena e Venus Williams impressionaram o famoso treinador Rick Macci, iniciando uma parceria que se mostrou eficiente no tênis.

As irmãs, até então, treinavam com o pai, Richard. No início da adolescência das meninas, ele decidiu apresentá-las para Macci. Richard convenceu o treinador a voar até a região de Los Angeles. Às 7h da manhã de um sábado, Macci se surpreendeu com duas situações: a simplicidade da família Williams e a habilidade das irmãs.

“Eles foram me buscar em uma van que chacoalhava muito. Tinha embalagens de fast food de uns três meses jogadas no carro, além de roupas, latas de refrigerante, garrafas e uma mola para fora do assento”, relembrou o treinador à ESPN Internacional.

Não bastasse isso, o local onde Macci bateria uma bola com Venus e Serena não era o country club anunciado pelo pai delas. Era bem diferente. “Havia pessoas passando mal na grama, cacos de vidro pelas quadras e pessoas bebendo cerveja”, descreveu Macci.

Tudo isso valeu a pena, segundo ele. Se no bate-bola as meninas mostravam certa displicência e movimentos errados, assim que Macci sugeriu que disputassem alguns pontos, elas se transformaram rapidamente.

“Foi uma mudança impressionante. O jogo de pés melhorou e a preparação do movimento melhorou, mas o que mais me surpreendeu foi a vontade das duas em correr e acertar o golpe. Parecia que todas as bolas pegavam fogo. Eu nunca tinha visto nada parecido em crianças jogando tênis”, destacou Macci.

Serena e Venus ficaram na academia do treinador durante cerca de quatro anos. O resto é história.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo