Topo

Gorila ou guerrilha? ESPN corta comentarista após polêmica em jogo de Venus

Print - Rperodução - Rperodução
Imagem: Rperodução

Do UOL, em São Paulo

20/01/2017 19h06

O ex-tenista e atual comentarista Doug Adler se envolveu em uma polêmica durante a transmissão do Aberto da Austrália e foi cortado pela ESPN americana do restante das transmissões do torneio que termina no dia 29.

Durante a vitória de Venus Williams sobre Stefanie Voegele na última quarta-feira, ele usou o termo interpretado por toda audiência e pelos dirigentes do canal como "gorila" ao comentar a tática usada pela americana.

"Ela (Stefanie) perde o primeiro saque e Venus vai com tudo. Você vai ver Venus se movendo. E colocando efeito gorila nela. Pressionando", disse Adler.

Mais tarde ele esclareceu o que aconteceu e afirmou que nunca falou "gorila" e sim "guerrilha", para se referir a uma tática ofensiva. Em inglês, a pronúncia de ambas as palavras é muito semelhante.

A justificativa e a desculpa, entretanto, não foram aceitas pela direção do canal, que anunciou o seu corte do torneio.

Doug Adler, comentarista de tênis na ESPN - Reprodução - Reprodução
Doug Adler, comentarista de tênis barrado pela ESPN
Imagem: Reprodução

"Durante uma transmissão do Aberto da Austrália na ESPN 3, Doug Adler deveria ter sido mais cuidadoso na sua seleção de palavras. Ele se desculpou, mas o removemos de suas tarefas", informou o canal em um comunicado antes da partida desta sexta-feira na qual Venus passou por Duan Ying-Ying;

Questionada sobre a polêmica em sua entrevista coletiva, Venus não quis entrar em atrito.

"Tudo o que posso dizer é que tenho uma maravilhosa carreira, cheia de coisas positivas", disse.

Nas redes sociais, foram diversas as críticas e incredulidade com o comentário de Adler. Um dos principais jornalistas de tênis do planeta, o americano Ben Rothenberg, do New York Times,  foi uma das vozes da indignação.

"Isso é uma coisa chocante. Terrível saber que as irmãs Williams continuem sujeitas a isso em 2017"