Topo

Federer bate Nadal e volta a ser campeão de um Grand Slam após cinco anos

Federer comemora ponto contra Nadal - AFP PHOTO / GREG WOOD
Federer comemora ponto contra Nadal Imagem: AFP PHOTO / GREG WOOD

Do UOL, em São Paulo

29/01/2017 10h15

Roger Federer voltou a conquistar um torneio Grand Slam. Neste domingo, ele enfrentou Rafael Nadal e saiu vitorioso do Aberto da Austrália. O título veio por 3 sets a 2, parciais de 6-4, 3-6, 6-1, 3-6 e 6-3 em jogo de 3h34min.

Esse foi a quinta vez que o suíço foi campeão na Austrália, o 18º no total, fazendo com que ele abra quatro conquistas para Nadal, o segundo maior vencedor ao lado de Pete Sampras. Federer ainda fica a uma conquista de ser o maior campeão do torneio australiano, ao lado de Djokovic e Roy Emerson.

A vitória de Federer sobre Nadal não é muito comum na carreira do suíço. Essa foi apenas a 12ª vez que ele levou a melhor contra 23 derrotas. Foi a primeira vez que o suíço ganhou do espanhol em um Grand Slam que não seja Wimbledon.

A última vez que Federer havia conquistado título em um Grand Slam foi em 2012. Naquele ano, ele foi o campeão em Wimbledon.

A partida teve em seu primeiro set o momento mais equilibrado. Daí para frente, os tenistas revezaram no domínio. A segunda parcial teve Nadal no comando, chegando a abrir 4 a 0 de cara. Na seguinte, Federer foi o protagonista. Na mesma situação, o espanhol voltou a se impor no quarto.

Antes do início do set decisivo, Roger Federer pediu atendimento médico fora da quadra. A pausa não trouxe o suíço de volta para o jogo. Logo na primeira oportunidade, o espanhol quebrou o serviço do rival e abriu vantagem.

Com o tempo e uma sequência de break points desperdiçados, Federer conseguiu empatar e virar a partida.

Federer teve uma partida com 19 aces e 71 winners contra quatro e 35, respectivamente, de Nadal.