Topo

Tio e técnico de Rafael Nadal anuncia fim de parceria com tenista

Toni Nadal declarou que já não era tão importante para Rafael Nadal - AFP PHOTO / JEAN CHRISTOPHE
Toni Nadal declarou que já não era tão importante para Rafael Nadal Imagem: AFP PHOTO / JEAN CHRISTOPHE

Do UOL, em São Paulo

11/02/2017 12h54

Técnico e tio de Rafael Nadal, Toni Nadal comunicou neste sábado que essa temporada será a última com o tenista espanhol. Toni destacou que a decisão foi tomada porque sente que perdeu espaço na carreira de Nadal.

O tenista atualmente possui três técnicos: Toni, Carlos Moyá e Francisco Roig. Em dezembro do ano passado, Rafael Nadal contratou os serviços do ex-tenista Carlos Moyá.

 “Até os 17 anos do Rafa eu era quem decidia tudo. Logo depois chegou o Carlos Costa como empresário e se juntou ao pai do Rafa. Cada um com suas opiniões. A verdade é que a cada ano que se passa eu decido cada vez menos, chegando a um ponto em que eu não decidia nada”, disse Toni, durante evento na Associação Mundial dos Treinadores de tênis Profissional.

Foi Toni quem convidou Moyá a integrar a equipe técnica de Nadal. O rompimento entre os dois corresponde a algo como Larri Passos deixando Gustavo Kuerten. Assim como aconteceu com os brasileiros, o tio treinou Nadal desde o começo da carreira, formou o atleta.

Em sua biografia, Nadal conta como Toni trabalhou a cabeça dele para respeitar o jogo e deixar tudo em quadra. A força mental e capacidade de produzir o melhor tênis é uma das marcas da carreira do espanhol. O fim da parceria já foi mencionado muitas vezes pela imprensa especializada no tênis.

A cada fase ruim de Nadal após as lesões, um novo nome era sugerido. Também era sabido que há muito tempo ele não era o único a cuidar da parte técnica e tática do sobrinho. De qualquer maneira, Toni conseguiu lapidar um atleta que desde a adolescência era considerado um talento e candidato a futuro número 1.

Este adjetivo já recaiu sobre diversos jogadores, mas é difícil que atinjam a liderança do ranking. Nadal era tão promissor que quando juvenil treinava com ninguém menos que Carlos Moyá, que na época era um dos melhores do mundo. 

Hoje, ele será o treinador de Nadal e a parceira começou bem com a final no Australian Open depois de meses afastado por lesão. Toni já sabe quais serão seus planos. Quando deixar a parceria com Rafael Nadal, Toni diz que voltará a dar atenção a “jovens talentos”.