Esporte

Federação Internacional não punirá EUA por usar hino da época do nazismo

Do UOL, em São Paulo

13/02/2017 08h15

A Federação Internacional de Tênis (ITF) informou que não aplicará nenhuma sanção à Associação Americana (USTA) por causa do incidente ocorrido no último sábado antes da abertura do duelo com a Alemanha pela Fed Cup. Na ocasião, foi cantada uma versão do hino alemão usada na época do Nazismo. A letra exalta a supremacia alemã sobre as demais nações e é altamente rechaçada no país.

"A federação de tênis dos EUA se desculpou e disse que isso não acontecerá de novo. Assim, nenhuma sanção será aplicada", disse a entidade por meio de comunicado.

A reação alemã no sábado foi de raiva. Jogadoras e membros da comissão técnica criticaram duramente o erro. Algumas atletas chegaram a chorar.

"Isso foi o ápice da ignorância, e eu nunca me senti tão desrespeitada em toda a minha vida. Disputo a Fed Cup há 13 anos e esta é a pior coisa que já aconteceu comigo. Foi uma absoluta insolência, da pior espécie. Estamos em 2017, isso nunca deveria acontecer na América", disse a tenista Andrea Petkovic.

"Isto é um verdadeiro escândalo, não há desculpas. O que aconteceu aqui nos afeta profundamente", disse a capitã Barbara Rittner.

"A USTA pede suas mais sinceras desculpas ao time alemão da Fed Cup e a todos os torcedores pela performance de um hino nacional desatualizado antes da competição deste sábado. Não tivemos a intenção de desrespeita-los em nenhum momento. Este erro não acontecerá novamente, e o hino correto será tocado no restante desta rodada", disse em nota no sábado. No domingo, não foi registrado nenhum problema.

Polêmica à parte, os Estados Unidos saíram vencedor do confronto por 4 a 0 e agora enfrentarão na semifinal a República Tcheca.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo