Topo

Thiago Monteiro vence Bellucci e é único brasileiro vivo no Rio Open

Divulgação / Rio Open
Imagem: Divulgação / Rio Open

Do UOL, em São Paulo

24/02/2017 00h50

Thiago Monteiro venceu Thomaz Bellucci em duelo de brasileiros no Rio Open, em jogo finalizado na madrugada desta sexta-feira (24), e avançou às quartas de final do torneio. O confronto terminou em 2 sets a 1 para o cearense, com parciais de 7-6 (10), 3-6 e 6-3. Foi o primeiro embate entre eles, que, no entanto, já são velhos conhecidos por treinarem juntos. 

Monteiro, com a vitória na quadra Guga Kuerten do Jockey Club, mantém viva a possibilidade de ultrapassar o compatriota no ranking da ATP: para tanto, terá de passar para a semi, vencendo na próxima rodada. Bellucci, atualmente, é o número 76 da lista (com 676 pontos) e Thiago, o 85º (com 645 pontos).
 
Bellucci, abatido ao fim do duelo, identificou a sua principal dificuldade: "O físico", disse, assertivo, ao SporTV. "Ficou claro que, se eu tivesse melhor fisicamente, teria tido mais chances. Senti um pouco de cansaço, não consegui manter a intensidade. Talvez, se eu tivesse vencido o primeiro set, teria tido mais chance", lamentou.
 
Thiago Monteiro exaltou o equilíbrio da partida: "Acho que foi um jogo bem equilibrado, decidido nos detalhes. Foi uma vitória muito importante para mim, queria muito continuar na competição", comemorou. 
 
O adversário de Monteiro para a sequência da competição já está definido: será Casper Ruud, da Noruega, que bateu o espanhol Roberto Carballés Baena pouco mais cedo, por 2 sets a 1, com parciais de 6-7, 6-4 e 7-6. A partida encerrará a programação de sexta-feira. 
 
"Ruud está jogando totalmente sem pressão. Tenho que bolar estratégia com minha equipe, ver um pouco dos jogos dele para avaliar melhor. Aproveitar também para fazer a recuperação e estar 100% para enfrentá-lo". disse Monteiro, o único representante do Brasil ainda vivo no torneio masculino de simples. 

Bellucci - Divulgação / Rio Open - Divulgação / Rio Open
Imagem: Divulgação / Rio Open

O jogo

Thiago Monteiro e Bellucci levaram um primeira parcial equilibrada, com direito a uma quebra de serviço para cada lado, ao tie-break?. No desempate, o primeiro a abrir vantagem foi o paulista, que emplacou 6-4 e poderia fechar o set no seu saque. Vacilou. No fim, após empates sucessivos, o cearense encerrou o set com 10-8 no tie-break.

"Tie-break de intensos altos e baixos dos dois lados", avaliou José Dalcim, comentarista do UOL Esporte. "Com erros de Bellucci, Monteiro fez 4-2. Vacilou e perdeu quatro pontos. Com 6-4, Bellucci não soube concretizar e veio o empate. O cearense jogou bem nos três pontos finais do tie-break, dois com o saque e um com golpes forçados na base muito potentes"

Bellucci, na segunda parcial, explorou bem os erros de Monteiro, que não acertou nenhum primeiro serviço. No oitavo game, efetuou a quebra decisiva para abrir 5-3 no set e sacou para empatar o duelo. Não perdeu a chance. 

"Disparando seu forehand com toda a força, Bellucci fecha o segundo set com 87% de pontos vencidos com o primeiro saque", disse Dalcim.

Thiago Monteiro corrigiu os erros da segunda parcial rapidamente, venceu os três primeiros games do set decisivo (com uma quebra de serviço) e jogou a pressão para o lado de Bellucci, que, a essa altura, reclamou de desconforto na perna esquerda e pediu atendimento médico. 

O paulista voltou à quadra com melhora na mobilidade, mas Monteiro estava seguro e com a vitória encaminhada. Apenas confirmou seus serviços e levou por 6-3. 

"Monteiro mostrou grande controle emocional e sacou firme no game decisivo, fechando até com ace. Ele enfrentará agora norueguês Ruud, de 18 anos, já com melhor ranking da carreira garantido", encerrou Dalcim.