Topo

Federer leva virada de 116º do mundo e perde a primeira em 2017

Do UOL, em São Paulo

01/03/2017 15h52

Campeão do Aberto da Austrália, Roger Federer (10º do mundo) conheceu nesta quarta-feira sua primeira derrota do ano em nove partidas disputadas no circuito oficial da ATP. 

O suíço foi superado de maneira incrível por Evgeny Donskoy (116º) por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (9/7) e 7/6 (7/5). A partida foi válida pela segunda rodada do ATP 500 de Dubai (EAU), disputado em quadra dura.

No último set, o suíço chegou a ter vantagem de 5 a 2 no marcador, mas não conseguiu consolidar a vitória. Pior ainda. No tie-break, abriu 5 a 1 e acabou levando a virada.

No segundo set, Federer já havia desperdiçado três match points no tie-break.

"Eu tive as minhas chances. De algum amaneira, deveria ter fechado o jogo. Não sei como ele conseguiu escapar, mas foi muito bem", disse o suíço.

O único revés de Federer até então fora em um jogo que não é considerado pela ATP e portanto não entra nas estatísticas oficiais. Fora na Copa Hopman - torneio exibição - para Alexander Zverev.

"Eu não conhecia Donskoy, não sabia qual era o seu padrão de jogo. Não sabia as suas preferências. Se ele acerta um forehand na linha é normal ou não? Ele fará isso nos grandes pontos ou não? Tudo isso me deixou um pouco tenso e nunca consegui jogar livremente, o que é surpreendente, considerando como joguei na Austrália", disse.

Federer não perdia para um tenista fora do top 100 desde julho de 2013 quando foi superado por Federico Delbonis na semifinal do ATP 500 de Hamburgo (ALE). Na ocasião, o argentino era 114º.

Um pouco antes, em Wimbledon, havia perdido para o ucraniano Sergiy Stakhovsky (116º) por 3 sets a 2 em duelo válido pela segunda rodada.

Esta foi apenas a sétima vez que Donskoy  teve a oportunidade de enfrentar um tenista ranqueado entre os dez melhores, Ele havia perdido as seis anteriores.

O tenista russo de 26 anos teve como melhor posição de sua carreira no ranking a 65º em 2013 e acumula mais derrotas do que vitórias em torneios da ATP. São 34 triunfos contra 67 reveses. Ele também nunca conquistou um título, nem alcançou uma final.

Na primeira rodada em Dubai, ele havia superado o compatriota Miklhail Youzhny (83º) por 2 sets a 0. Ele só entrou na chave principal de Dubai após superar o qualifying.

Com o resultado, Federer corre o risco de deixar o top 10 do ranking mundial, grupo para o qual retornou após conquistar o título na Austrália.