Topo

Esporte

Federer joga com Murray por crianças africanas: "Não sabem que sou famoso"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/04/2017 12h23

Estrela do tênis em boa fase, o suíço Roger Federer enfrentará o atual número um do mundo, Andy Murray, em amistoso para arrecadar fundos para sua fundação, que ajuda crianças em seis países africanos. A partida será disputada na Suíça, nesta segunda-feira (10), às 14h55 (de Brasília). 

Mais cedo nesta segunda, os dois tenistas se enfrentam em plataforma flutuante no Rio Limmat (foto), em Zurique, em evento promocional para o embate desta tarde. 

Filho de mãe sul-africana, Federer conversou sobre o projeto com o jornal suíço Watson, às vésperas do duelo. Na entrevista, contou que em suas visitas aos países africanos têm impressão de que as crianças não sabem o quão famoso ele é.

"Para eles eu sou apenas alguém que quer ajudá-los. Tenho a sensação de que eles não sabem o quão famoso eu sou. É isso mesmo! O importante é que eles tenham ajuda. Eles são extremamente gratos. Fico feliz que eu possa oferecer melhores oportunidades para as crianças. Gosto de ir sem mídia para sentir as pessoas e passar um tempo sozinho com as crianças".

O tenista, em 2003, visitou pela primeira vez Porto Elizabeth, cidade da África do Sul, e conheceu um projeto para auxílio a crianças com AIDS. Notou também que o acesso ao ensino é difícil, e escolheu montar fundação focada em oferecer oportunidades pedagógicas.

Segundo os números de seu projeto, já são quase 300 mil crianças beneficiadas em sete países (seis africanos e a Suíça). 

"Essas pessoas precisam ter certeza de que sua doação chega. Para mim é importante entender nossos programas melhor para ver o quanto podemos realizar. O contato com o povo local é muito importante para mim", prosseguiu. Em números: a fundação, com patrocínios e outras ações, pretende oferecer ajuda a um milhão de crianças já em 2018. No ano passado, a arrecadação financeira foi de R$ 90,4 milhões. 

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte