Esporte

Rival se arrasta com câimbra, Bellucci não aproveita e perde final de ATP

Marcello Zambrana/DGW
Thomaz Bellucci se lamenta Imagem: Marcello Zambrana/DGW

Do UOL, em São Paulo

16/04/2017 18h36

A decisão do ATP 250 de Houston começou tão intensa que ao final do quinto game Bellucci (65º) estava trocando a camisa porque a primeira estava ensopada. A partida pegada fez o adversário, Steve Johnson (29º) a sentir fortes câimbras nos três últimos games da partida.

As dores na perna esquerda eram tão grandes que ele quase não conseguiu fazer a bola passar para o outro lado da quadra ao sacar. Ainda assim, o brasileiro não aproveitou e Johnson ganhou por 6/4, 4/6 e 7/6 (7/5). 

Com o resultado, Bellucci deixou escapar a chance de conquistar o quinto título de primeira linha no circuito mundial. O lado cheio do copo é que o tenista conseguiu a melhor campanha da temporada e deve subir para 52ª posição do ranking mundial. Mas é difícil negar que foi uma grande chance desperdiçada diante de um oponente combalido.

1º set

Steve Johnson acertou apenas dois serviços no primeiro game e permitiu que Bellucci conseguisse um break point. O brasileiro jogou muito bem este ponto. Começou com uma devolução profunda e soube sustentar a troca de bola até o adversário deixar a quadra aberta. Um winner de esquerda sacramentou a vantagem.

O jogo começou de um jeito que parecia favorecer o brasileiro. Johnson atua no típico estilo americano, um primeiro serviço forte acompanhado de uma direita eficiente que permite mandar nos pontos. Mas ele não estava bem no serviço, encaixou somente 43% dos primeiros serviços, e as trocas de bola eram longas.

O jogo era no saibro, superfície em que Bellucci é especialista, mas ele não conseguia prevalecer. Viu o adversário devolver a quebra quando sacava com vantagem de 2/1. Para piorar, fez um game terrível ao servir em 4/5. Foram duas duplas faltas e uma madeirada que deram o primeiro set para Johnson.

2º set 

O segundo set era uma repetição do enredo do primeiro, mas o final foi diferente. Johnson não sacava bem, mas seus slices anulavam o pesado spin do forehand de Bellucci,. O golpe falhou quando o americano mais precisava, sacando em 4 a 4. Foram quatro erros não forçados.

O brasileiro teve o mérito de sentir o momento ruim no game e sustentar as trocas de bola. Na hora de servir para fechar não houve drama. Bons saques facilitaram a tarefa e deram a vitória por 6/4. Como aconteceu em todos os jogos, o tenista ia para uma partida de três sets.

3º set

Um dupla falta de Johnson no break point fazia parecer que o momento era de Bellucci. Ele acabara de vencer o game anterior e largava com vantagem na parcial que decidiria o campeão de Houston. A impressão estava correta, pelo menos no início da parcial.

Bellucci confirmou os games com facilidade até sacar com vantagem de 4/3. Se fechar um jogo que vale troféu é difícil, a tarefa complica ainda mais para quem fazia somente a oitava final da carreira. Ele foi quebrado e permitiu o empate.

Agora era puro drama, sensação que aumentou quando Johnson sacou em 5/5 e 40/30 no placar. O americano sentiu câimbras tão fortes na perna esquerda que não conseguia caminhar, Ele teve dificuldade de fazer a bola passar para o outro lado no saque.

Ainda assim, o brasileiro errou a devolução e deu chances do adversário descansar. O jogo foi para o tie-break e o brasileiro mexeu a bola para obrigar o adversário a correr, mas falhava demais. Foram muitos erros não forçados e Johnson conseguiu fechar em 7/6 (7/5).

Sentimento de superação de um lado, decepção no outro. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo