Topo

Sharapova vence italiana em retorno às quadras após 15 meses de suspensão

REUTERS/Ralph Orlowski
Imagem: REUTERS/Ralph Orlowski

Do UOL, em São Paulo

26/04/2017 15h25

A tenista russa Maria Sharapova voltou às quadras com vitória. Nesta quarta-feira (26), a ex-número um do mundo bateu a italiana Roberta Vinci por 2 sets a 0, parciais de 7-5 e 6-3, e avançou à segunda rodada do WTA de Stuttgart, na Alemanha. 

Foi a primeira partida oficial da estrela do esporte desde que foi suspensa, em janeiro de 2016, pelo uso da substância Meldonium, proibida pela WADA (Agência Mundial Antidoping). 

Sharapova, atualmente 91ª do ranking da WTA, já tem adversária para a próxima fase: a compatriota Ekaterina Makarova, que derrotou a polonesa Agnieszka Radwanska na estreia. Vinci, número 36 do mundo, está eliminada.

"É o melhor sentimento do mundo [retornar ao tênis]. Foi muito especial. Estava esperando este momento há muito tempo. O que fiz nos últimos meses me ajudou a crescer como pessoa. Quando você está no momento do jogo, você tenta bloquear todas as outras coisas. Eu jogo tênis há muito tempo. Foi o que fiz hoje", disse Sharapova ao fim da partida.  

No jogo, a russa teve mais dificuldade na primeira parcial. A italiana, aliás, largou na frente ao quebrar o saque da adversária já no segundo game. Sharapova, no entanto, devolveu a quebra rapidamente e, no 11º game, assumiu a liderança do set para fechá-lo em seu serviço.

Segura, avançou fácil para vencer na parcial seguinte, com quebras no primeiro e no último games.

Sharapova está na competição a convite da organização. A russa despencou no ranking devido à inatividade e não tem posição necessária para entrar nos principais torneios. Além de Stuttgart, já tem convite para participar das chaves principais de Roma e Madri.

A russa luta para que seja convidada a participar do Grand Slam de Roland Garros, na França, do qual é bicampeã, mas a direção do torneio costuma ser rígida e não conceder o benefício a atletas flagrados em exames antidoping.