Topo

Bia Haddad bate australiana ex-top 5 em Praga e quebra tabu de 28 anos

Bia Haddad - Matthew Stockman/Getty Images
Bia Haddad Imagem: Matthew Stockman/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/05/2017 10h02

A brasileira Bia Haddad mostrou que vive realmente um ótimo momento na carreira. Nesta quarta-feira, ela obteve a maior vitória como profissional ao vencer a australiana Samantha Stosur por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-2, para ir às quartas de final do Torneio de Praga.

É a primeira vez que a brasileira derrota uma tenista que está entre as 20 melhores do mundo. Nesta semana, Stosur ocupa a 19ª posição do ranking. Na carreira, a brasileira de 20 anos já havia enfrentado uma top 20 em duas oportunidades, mas perdeu nas duas vezes. Em 2015, ela teve de abandonar o jogo diante da italiana Sara Errani, então 16ª do mundo, quando perdia o terceiro set por 3 a 0, pelas quartas de final do Aberto do Rio de Janeiro.

Neste ano, Bia voltou a enfrentar uma top 20 e foi eliminada pela norte-americana Venus Williams, então 12ª, por 2 sets a 0 (6-4 e 6-3) na segunda rodada do Torneio de Miami.

Antes de perder para Venus, a brasileira havia obtido o maior triunfo da carreira até o jogo desta quarta. Na ocasião, ela superou a ucraniana Lesia Tsurenko (41ª do ranking), que abandonou o jogo no primeiro set. Agora, a tenista de 20 anos tenta superar pela primeira vez a barreira das quartas de final de um torneio WTA, já que ela caiu nesta fase no Rio de Janeiro, em 2015.

Segundo informações do site Tenisbrasil, esta é a primeira vez que uma tenista do Brasil derrota uma jogadora do top 20 desde 1989, quando Andrea Vieira superou a espanhola Conchita Martinez, então décima do mundo, no Torneio de Archaron.

A brasileira ocupa atualmente a 144ª posição do ranking e só derrotou tenistas melhores que ela na lista da WTA no torneio tcheco. No qualifying, ela superou a russa Ekaterina Alexandrova (89ª do mundo), a eslovaca Rebeca Sramkova (120ª do mundo) e a croata Donna Vekic (84ª). Já na chave principal, Bia Haddad bateu a norte-americana Christina McHale (45ª) na estreia, antes de eliminar Stosur.

A australiana já foi quarta do mundo em 2011, ano em que também conquistou o Aberto dos EUA. Um ano antes, Stosur foi vice-campeã de Roland Garros. A tenista ganhou oito títulos na carreira, mas tem seus melhores resultados em duplas, com 24 títulos e já foi líder do ranking ao lado da norte-americana Lisa Raymond. 

Para derrotar a australiana, Bia conseguiu uma quebra de saque logo no segundo game do primeiro set. Em seguida, a partida ficou equilibrada, mas a brasileira superou o serviço de Stosur e chegou ao 6-3.

Na segunda parcial, Bia manteve o ritmo e nem deu chances para a australiana chegar perto empate e abriu 4-0. Stosur somente confirmou seus saques seguintes, e a brasileira também. Deste modo, então, a vitória foi por 6-2.

Agora, a tenista paulistana enfrenta a tcheca Kristyna Pliskova, atual 58ª do mundo. Será a primeira vez que elas se enfrentam e a brasileira tenta chegar à semifinal para obter o melhor resultado de sua carreira em um torneio da WTA.