Topo

Nadal derrota austríaco e conquista quinto Masters 1000 de Madri

Nadal no Masters 1000 de Madri - JAVIER SORIANO/AFP
Nadal no Masters 1000 de Madri Imagem: JAVIER SORIANO/AFP

Do UOL, em São Paulo

14/05/2017 15h34

Rafael Nadal é o campeão do Masters 1000 de Madri. Jogando em casa e com apoio da torcida - que contou com a presença do ex-jogador Ronaldo -, o espanhol derrotou o austríaco Dominic Thiem por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (10-8) e 6/4 em partida concorrida.

O primeiro set da partida foi muito disputado. Logo no início Dominic Thiem quebrou o saque de Nadal e saiu na frente, mas o espanhol se recuperou e o confronto foi concorrido ponto a ponto. Até que o número 5 do ranking adquiriu vantagem e teve a chance de fechar o set, mas o austríaco não deixou e empatou em 5/5.

Em sua primeira final de Masters 1000 na carreira, Thiem não deu sossego a Nadal. Quando o confronto estava em 6/6, Nadal conseguiu abrir vantagem, mas o austríaco encostou novamente. Quando um dos adversários chegava ao set point, o outro salvava. Seguiu dessa forma, até que o espanhol venceu a parcial inicial por 7/6 (10-8) após 1h18.

O segundo set começou com uma quebra e uma confirmação de saque de Nadal. Com isso, o espanhol conseguiu abrir uma vantagem: 3/1. Os dois seguiram sem desperdiçar os respectivos saques e Thiem ficou com a missão de devolver a quebra para levar a decisão ao terceiro set: 5/3 para o anfitrião do torneio.

O espanhol precisava somente de mais uma quebra para se sagrar campeão do Masters 1000 de Madri e teve um duplo match-point para fazer isso. Com o serviço de vantagem, Thiem salvou os dois match-points e não deixou o adversário vencer: 4/5.

No décimo game, o austríaco quase devolveu a quebra, mas Nadal salvou e chegou ao quarto match-point do jogo e venceu.

Nadal conquistou a quinta taça do torneio na capital da Espanha, depois de vencer em 2005, 2012, 2013 e 2014, e continua invicto no saibro nesta temporada. O espanhol venceu os torneios de Barcelona e Montecarlo e se prepara para o Grand Slam de Roland Garros.

O austríaco e o espanhol se enfrentaram cinco vezes, com quatro vitórias de Nadal. A única derrota do dono de 14 títulos de Grand Slam foi nas semifinais do ATP 250 de Buenos Aires, no ano passado.