Topo

Sharapova x Bouchard: como nasceu a rivalidade entre duas estrelas do tênis

Bouchard e Sharapova no Australian Open - Andy Brownbill/AP
Bouchard e Sharapova no Australian Open
Imagem: Andy Brownbill/AP

Do UOL, em São Paulo

19/05/2017 04h00

Eugene Bouchard deixou claro recentemente que não gosta de Maria Sharapova. Acusa a russa de ser trapaceira por ter pego 15 meses de suspensão por doping. Na semana passada, a partida entre elas em Madri foi marcada por nervosismo, mas a tensão na relação de ambas existe faz tempo.

Sharapova é sete anos mais velha que Bouchard (30 e 23, respectivamente) e teve momentos brilhantes na carreira. Chegou ao topo do ranking, venceu cinco Grand Slams e despertou admiração mundo afora. Bouchard já esteve na condição de admiradora, embora hoje o desprezo tenha tomado conta desse sentimento.

Quando as duas iriam se enfrentar na semifinal de Roland Garros em 2014, Bouchard e seu staff batalharam para impedir que se produzisse uma história de “fã x ídolo”. Fotos anteriores ajudavam a teoria que incomodava a canadense (e talvez até a desmentisse um pouco).

A principal foto é de 2002, em Miami. Bouchard tinha 8 anos e estava de férias com a família quando encontrou Sharapova em um hotel. A russa já era profissional, mas aos 15 anos estava começando sua trajetória no circuito. A foto mostra uma garotinha abraçando uma adolescente.

Sharapova e Bouchard - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

O tempo passou e o mundo dos negócios as aproximou mais uma vez. Patrocinadas pela Nike, fizeram um ensaio juntas. As fotos mostram empatia mútua, mas eram para uma campanha publicitária. Amigas? Nem pensar. Sharapova ídolo de Bouchard? A canadense nega desde 2014.

“Nós não somos amigas. Claro que como criança, eu a admirava e a via jogar. Achava legal o que ela fazia e queria fazer também. Haverá respeito entre nós, mas não a colocarei num pedestal”, declarou Bouchard em 2014, antes da semifinal de Roland Garros.

Sharapova reforçou a história. Disse que não se lembrava exatamente quando havia ouvido falar de Bouchard, tratando-a como mais uma jovem jogadora surgindo. Mais recentemente, a imprensa internacional explorou ainda mais a relação das duas ao sugerir que Bouchard teria engatado um romance com o tenista Grigor Dimitrov, ex-namorado de Sharapova.

Sharapova e Bouchard - Julian Finney/Getty Images - Julian Finney/Getty Images
Imagem: Julian Finney/Getty Images

Nada foi confirmado entre búlgaro e canadense, mas foi o suficiente para apimentar a novela Sharapova x Bouchard. E desde então não falta pimenta entre elas, como Bouchard deixou claro ao chamar a russa de trapaceira e se manifestar contra os convites que os torneios têm dado para Sharapova após o doping.

Talvez isso tudo explique a intensa comemoração de Bouchard ao vencer Sharapova em Madri na semana passada. Entre gritos de alegria, ela saltou duas vezes na quadra antes de se dirigir à rede para cumprimentar a russa. Elas se encararam, sem sorriso algum, e deram as mãos rapidamente. As fotos abraçadas ficaram no passado.