Topo

Djokovic confirma troca de patrocinador e passará a vestir marca francesa

Djokovic Roland Garros - Lacoste/Divulgação - Lacoste/Divulgação
Imagem: Lacoste/Divulgação

Anderson Regio

Do UOL, em Monte Carlo (Mônaco)*

22/05/2017 07h38

Número dois do mundo, o tenista sérvio Novak Djokovic confirmou nesta segunda-feira, em um evento em Mônaco, a marca francesa Lacoste como sua nova parceira. O vencedor de 12 Grand Slams passará a usar a nova fornecedora no lugar da japonesa Uniqlo, a qual vestiu nas últimas cinco temporadas.

Na parceria com a Lacoste, Djokovic também será o “embaixador” da marca pelo planeta. O contrato assinado é válido por cinco anos.

A Lacoste, nova parceira de Djokovic, tem uma ligação estreita com o tênis. Fundador da marca, René Lacoste foi um dos principais nomes da história do tênis mundial ao vencer oito Grand Slams em simples e ser bicampeão da Copa Davis nos anos 1920. Além disso, foi presidente da Federação Francesa e também ficou famoso pelo lado inovador, como nas invenções da raquete de aço e do amortecedor de antivibração.

“Muito grato por essa honra de ser embaixador da marca. Lacoste é uma marca histórica e René Lacoste é uma personalidade única, grande campeão. Ele não revolucionou apenas o tênis, mas a moda também. É incrível estar ligado ao nome dele e ao seu legado. Realmente muito honrado e feliz com esse novo capítulo”, disse Djokovic.

"Tive sorte na minha vida e na minha carreira de estar ao lado de grandes marcas. A Uniqlo não era uma marca esportiva, mas fomos bem sucedidos na parceria e no relacionamento nesses cinco anos. Mas como tenista, quero estar mais ligado a marcas mais conectadas ao seu sentimento. A Lacoste não é apenas uma marca esportiva, mas também é ligada à moda e tem um design único e reconhecido, Além disso, a empresa luta por valores há muito tempo e essa parceria me traz muita responsabilidade", completou.

Sobre Lacoste, o fundador da marca, o tenista sérvio disse ter uma curiosidade em comum. “Ambos começamos batendo bola contra um muro. Eu adoro golfe, ele também adorava”, brincou. 

Djokovic - Anderson Regio/UOL - Anderson Regio/UOL
Imagem: Anderson Regio/UOL
Djokovic, por sua vez, vive um momento de transição na carreira. Depois de ter fechado o “Grand Slam” em 2016, ao conquistar pela primeira vez o título de Roland Garros, o tenista de 29 anos não conseguiu manter a mesma consistência, perdeu a liderança do ranking e só tem um título nesta temporada – ATP 250 de Doha.

Durante o momento mais instável, o sérvio demitiu toda a sua equipe técnica e anunciou, no último domingo, após o vice no Masters 1000 de Roma, o americano Andre Agassi como seu novo parceiro (pelo menos no Grand Slam francês).

“Conversei com Andre nas últimas semanas pelo telefone, e decidimos estar juntos em Paris. Não temos um compromisso a longo prazo. É apenas para tentar conhecer um ao outro um pouco. Ele ficará apenas por um certo período, e depois decidiremos o que irá acontecer”, disse.

Em Roland Garros, que começa no próximo fim de semana, Djokovic inicia a sua nova fase com treinador e fornecedor de uniforme, além de defender o título. Nas quadras francesas, terá o desafio de parar o espanhol Rafael Nadal, que voltou a ser dominante no saibro, para tentar voltar a ganhar um Grand Slam depois de um ano.

Na apresentação, inclusive, foi exibido o uniforme que marcará o início da parceria em Roland Garros. (veja ao lado)

*O repórter viajou a Monte Carlo a convite da Lacoste