Tênis

Melo vence e faz história em Roland Garros. Bellucci e Rogerinho caem

Do UOL, em São Paulo

31/05/2017 12h54

Nesta quarta-feira (31), a dupla formada por Marcelo Melo e Lukasz Kubot venceu os franceses Julien Benneteau e Jeremy Chardy por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/3, em Roland Garros, e se classificaram para a segunda rodada do Grand Slam. O triunfo foi o de número 400 da carreira do brasileiro.

A quantidade de vitórias atingida por Melo é inédita para tenistas do país. Entre os duplistas, Bruno Soares tem 377, André Sá soma 281, Carlos Alberto Kirmayr chegou a 134, e Cássio Motta alcançou 108. Gustavo Kuerten, por sua vez, computou 358 em chaves de simples.

"Eu estou muito feliz por ter chegado nessa marca aqui, em um torneio tão especial para mim e para todos os brasileiros. Quando comecei, nunca poderia imaginar que estaria comemorando 400 vitórias em duplas, uma meta que poucos alcançaram. Aí vêm as lembranças, de alguns detalhes, dos jogos mais importantes, das vitórias guardadas na memória", disse o brasileiro, após a partida. 

Entre os triunfos mais importantes de sua carreira, Melo elegeu o título do Grand Slam francês em 2015 e a vitória no ATP de Viena que o levou ao topo do ranking mundial.

"Tive alguns momentos muito importantes na carreira, não só para mim, mas para o tênis brasileiro. Uma é a vitória que me levou a número um do mundo, em Viena, na Áustria, o primeiro brasileiro a liderar o ranking individual de duplas. A segunda é a da final de Roland Garros, um resultado histórico, com a inédita conquista em duplas por um tenista do Brasil. Tem também as vitórias na Copa Davis. Guardei a raquete, a bola desses jogos, momentos muito especiais. Agora quem sabe não consigo chegar nas 500", projetou o jogador.

O jogo

No primeiro set, após igualdade nos quatro primeiros games, Benneteau e Chardy quebraram Melo e Kubot e abriram 4 a 2. Os franceses voltaram a pontuar no saque dos adversários e fecharam a parcial com 6/3.

Após o revés, Melo e Kubot iniciaram o segundo ser quebrando os anfitriões logo no primeiro game. A dupla do brasileiro ainda conseguiu mais um ponto no serviço dos oponentes e fechou com 6/2.

Melo e Kubot repetiram a quebra no terceiro game do terceiro set, abrindo 2 a 1. A vantagem foi o bastante para a parceria, que venceu a parcial por 6/3, com mais um ponto no saque dos rivais, e fechou o jogo.

Na segunda rodada, Melo e Kubot vão enfrentar o americano Ryan Anderson e o britânico Aljaz Bedene.

Bellucci perde para tenista francês

Petr David Josek/AP
Bellucci em ação contra o francês Pouille em Ronald Garros Imagem: Petr David Josek/AP

Também nesta quarta-feira (31), Thomaz Bellucci foi eliminado da chave de simples de Roland Garros. Em jogo válido pela segunda rodada do Grand Slam, o tenista brasileiro foi derrotado pelo francês Lucas Pouille, 17º colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5), 6/1 e 6/2.

Bellucci começou a partida quebrando o primeiro saque de Pouille e abrindo 3 a 0. No entanto, o francês conseguiu reagir e levou a parcial para o tiebreak, vencendo-o por 7 a 5.

Embalado pela virada, Pouille dominou o segundo set. O francês abriu 5 a 1 e chegou a ceder um break point para Bellucci no sétimo game, mas evitou a quebra e fechou a parcial com 6/1.

Sem confiança, Bellucci cedeu pontos para Pouille em seus dois primeiros serviços do terceiro set. O brasileiro ainda conseguiu uma quebra no quarto game, mas o francês a devolveu logo em seguida, abrindo a vantagem necessária para fechar a parcial em 6/2.

Na terceira rodada, Pouille vai enfrentar o espanhol Albert Ramos-Vinolas, 20º colocado no ranking da ATP.

Rogerinho vence set, mas é eliminado

Ainda nesta quarta-feira (31), Rogerinho foi eliminado da chave de simples de Roland Garros. Depois de dormir com botas de argila para conseguir disputar o Grand Slam, o tenista brasileiro foi derrotado pelo canadense Milos Raonic, sexto colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2, 6/3 e 6/4.

No primeiro set, Rogerinho surpreendeu ao quebrar o saque de Raonic duas vezes e abrir 5 a 3. O tenista brasileiro aproveitou a vantagem, já que cedeu somente um ponto em seu serviço, e venceu a parcial com 6/4.

Rogerinho conseguiu levar o equilíbrio até o sexto game do segundo set, quando foi quebrado. Raonic ainda conseguiu mais um ponto no serviço do brasileiro e venceu a parcial por 6/2.

O canadense repetiu o roteiro no terceiro set ao quebrar Rogerinho no quinto game e mantendo seu serviço, abrindo 5 a 2. O brasileiro teve duas chances de responder e pontuar no serviço do adversário quando perdia por 5 a 3, mas viu o adversário fechar a parcial com 6/3.

O quarto set foi equilibrado até o fim, com Rogerinho empatando com Raonic por 4 a 4. No nono game, no entanto, o brasileiro chegou a cair enquanto defendia seu serviço e cedeu um dos sete break points que o canadense teve na parcial. O favorito não perdoou e conseguiu a vantagem que precisava para fechar com 6/4.

Na terceira rodada, Raonic vai enfrentar o espanhol Guillermo Garcia-Lopez, 153º colocado no ranking da ATP.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Revista Tênis
Redação
Redação
Blog Saque e Voleio
Redação
EFE
Revista Tênis
Blog Saque e Voleio
Redação
Blog Saque e Voleio
UOL Esporte
Revista Tênis
Redação
UOL Esporte
UOL Esporte
Redação
Redação
Redação
Redação
Revista Tênis
Blog Saque e Voleio
Redação
Redação
Redação
Blog Saque e Voleio
Revista Tênis
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog Saque e Voleio
Redação
Redação
Redação
EFE
Blog Saque e Voleio
Redação
Redação
UOL Esporte
Redação
Redação
Redação
Redação
AFP
AFP
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Topo