Topo

Nadal bate Thiem e tem Wawrinka como rival por "La Décima" em Roland Garros

Rafael Nadal comemora ponto conquistado contra Dominic Thiem na semifinal em Roland Garros - Pascal Rossignol/Reuters
Rafael Nadal comemora ponto conquistado contra Dominic Thiem na semifinal em Roland Garros Imagem: Pascal Rossignol/Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/06/2017 12h38Atualizada em 09/06/2017 17h02

Nadal está mais perto de conquistar "La Décima" taça em Roland Garros. Nove vezes campeão do Grand Slam, o tenista espanhol venceu Dominic Thiem por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/0, em jogo válido pela semifinal da competição, e avançou para a decisão sem perder um set sequer em sua campanha. Seu adversário será Stanislas Wawrinka.

Com duas quebras a uma nos quatro primeiros games do primeiro set, Nadal logo abriu 3 a 1 sobre Thiem. A vantagem foi o bastante para o espanhol, que fechou a primeira parcial por 6 a 3.

Nadal repetiu o roteiro no começo do segundo set, quebrando Thiem no terceiro game e abrindo 3 a 1 na sequência. A vantagem foi mantida até o fim da parcial, vencida pelo espanhol por 6 a 4.

No terceiro set, Nadal quebrou Thiem logo no primeiro game. O espanhol voltou a pontuar no serviço do adversário duas vezes e fechou a parcial com pneu.

Nove vezes campeão em Roland Garros, Nadal não vence o Grand Slam desde 2014, quando encerrou uma série de cinco títulos consecutivos no torneio. O espanhol foi eliminado nas quartas de final em 2015 e abandonou o torneio na terceira rodada em 2016.

O espanhol tem cinco títulos de Grand Slams fora de Roland Garros: dois em Wimbledon, em 2008 e 2010, dois no US Open, em 2010 e 2013, e um no Australian Open, em 2009. Se for campeão em Roland Garros neste ano, o tenista terá dois terços de suas taças de torneios do tipo conquistadas na França. 

Wawrinka atropela Murray no quinto set e está na final

Stanislas Wawrinka está na decisão em Roland Garros. Nesta sexta-feira (9), o tenista venceu Andy Murray por 3 sets a 2, com parciais de 6/7 (6/8), 6/3, 5/7, 7/6 (7/3) e 6/1, em jogo válido pela semifinal do Grand Slam, garantindo sua classificação. Será a segunda vez que o suíço vai brigar pela taça da competição. 

O primeiro set foi decidido no tiebreak. Depois de abrir 4 a 2, Murray levou a virada e viu Wawrinka ter set point com 6 a 5. Mas o britânico não só evitou o revés na parcial como fez três pontos seguidos, fechando com 8 a 6.

Wawrinka empatou o jogo com um 6 a 3 no segundo set. Murray respondeu vencendo a terceira parcial por 7 a 5 e ficando em vantagem novamente.

No quarto set, foi a vez de Wawrinka vencer no tiebreak com 7 a 3. O suíço aproveitou o embalo para entrar arrasador no quinto set, quebrando Murray três vezes e abrindo 5 a 1. O britânico chegou a conseguir um ponto no saque do adversário, mas não foi o bastante para evitar a derrota por 6 a 1.

Os dois sets vencidos por Murray foram os primeiros perdidos por Wawrinka em Roland Garros. O suíço havia feito 3 a 0 em seus cinco primeiros compromissos nesta edição do Grand Slam.

Será a segunda vez que Wawrinka disputará a final em Roland Garros. Em 2015, na final, o tenista venceu Novak Djokovic por 3 a 1 e levou o título da competição. O suíço foi campeão de todos os Grand Slams em que chegou na final, levantando também a taça em 2014 na Austrália e no ano passado nos Estados Unidos.

Wawrinka perdeu 15 dos 18 jogos que fez contra Nadal. Na única final de Grand Slam que os dois disputaram, no entanto, o suíço venceu em 2014, na Austrália.