Topo

Nadal supera russo e avança às oitavas em Wimbledon; Murray também vence

Rafael Nadal durante partida contra Karen Khachanov  - Reuters
Rafael Nadal durante partida contra Karen Khachanov Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

07/07/2017 13h56

Rafael Nadal superou nesta sexta-feira o russo Karen Khachanov por 3 sets a 0, parciais de 6/1, 6/4 e 7/6 (7-3), e avançou para as oitavas de final do torneio de Wimbledon. Número 2 do ranking, o espanhol mira seu terceiro título do Grand Slam disputado em Londres. Ele venceu em 2008 e 2010.

Nas oitavas, Nadal terá pela frente o tenista Gilles Muller, de Luxemburgo, 16 do ranking, que eliminou o britânico Aljaz Bedene por 3 sets a 0, parciais de 7/6 (7-4), 7/5 e 6/4.

No primeiro set, Nadal abriu 4 a 0, não dando qualquer margem para qualquer aproximação do russo, 34º do ranking da ATP.

Foram três aces de Nadal contra nenhum do russo no set inicial. O espanhol fechou por 6 a 1.

Khachanov forçou os saques no segundo set na tentativa de equilibrar a partida. Foram 6 aces contra Nadal, mas quatro duplas faltas. O espanhol conseguiu quebra do saque no começo do set, fechando por 6 a 4.

O russo chegou a ameaçar uma reação no último set, se aproximando de uma quebra quando tinha a vantagem de 6/5 na parcial. Nadal se recuperou, confirmou seu saque e conseguiu a vitória no tie-break.

A vitória sem deixar nenhum set escapar fez com que Nadal chegasse a 28 parciais consecutivas vencidas em Grand Slams, a terceira maior sequência do tipo na história do tênis. Somente Roger Federer e John McEnroe fizeram melhor, com 36 sets seguidos em 2006/07 e 35 em 1984, respectivamente.

Andy Murray - Glyn Kirk/AFP - Glyn Kirk/AFP
Imagem: Glyn Kirk/AFP

Murray elimina Fognini

O atual campeão e cabeça-de-chave número 1 Andy Murray não teve vida fácil contra o italiano Fabio Fognini, 28º cabeça de chave de Wimbledon. Em um jogo de altos e baixos, o britânico venceu por 3 sets a 1, parciais de 6/2, 4/6, 6/1 e 7/5. 

O britânico ficou próximo de perder o quarto set da partida, mas reagiu a partir do sétimo game, quando perdia por 5 a 2. Murray venceu os cinco games seguintes para conseguir a virada na parcial e fechar o jogo com um ace, para delírio da torcida local.