Topo

De bairro humilde de SP ao ranking da ATP com 17 anos: conheça Gabriel Ciro

Tenista brasileiro Gabriel Ciro em ação em future em Portugal - Arquivo pessoal
Tenista brasileiro Gabriel Ciro em ação em future em Portugal Imagem: Arquivo pessoal

Lucas Pastore

Do UOL, em São Paulo

03/08/2017 04h00

Com apenas 17 anos de idade, Gabriel Ciro já conquistou seu primeiro ponto na ATP, o circuito profissional de tênis. Nascido no Jardim São Luiz, na zona sul da cidade de São Paulo, o brasileiro aproveitou convite para vencer sua estreia em torneio disputado em Portugal e alcançar o feito. Para chegar lá, o prodígio contou com a ajuda do pai para superar as dificuldades financeiras e triunfar.

Em ranking de Índice de Desenvolvimento humano elaborado para o Atlas do Trabalho de Desenvolvimento da Cidade de São Paulo de 2007, o Jardim São Luís aparece na 75ª posição entre 96 bairros ou distritos paulistanos.

Por isso, o sucesso precoce de Gabriel na modalidade pode assustar quem instantaneamente liga a modalidade às elites. Mas o brasileiro não demorou para começar a praticar a modalidade. Sob influência do pai José Cícero da Silva, que ficou conhecido como “Baianinho” em sua carreira como tenista, o prodígio começou a jogar logo aos quatro anos de idade.

"Começou como brincadeira. Depois de um tempo, aos oito anos, eu já sabia o que queria. Queria ser jogador profissional", disse Gabriel, ao UOL Esporte.

Tenista brasileiro Gabriel Ciro em ação em future em Portugal - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Nascido no dia 04/08/1999, o jogador hoje mora no Jardim Celeste, no subdistrito do Sacomã, 55º colocado no ranking. Treina no Clube Paineiras, onde Baianinho dá aula de tênis. Apesar de ainda sofrer com as dificuldades financeiras comuns para esportistas brasileiros, tem a Head, a Fila e a Exto como patrocinadores.

O apoio fez com que Gabriel pudesse disputar uma gira de futures em Portugal. Convidado para entrar na chave principal em Idanha-a-Nova, o tenista derrotou o espanhol Jorge Hernando Ruano, 973º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 1 de virada, com parciais de 3/6, 7/6 (9/7) e 7/6 (8/6), na última terça-feira (25) conquistando o primeiro ponto de sua carreira no circuito.

"Era uma pressão grande, eu queria muito poder fazer o ponto. O cara jogou muito no primeiro set. Mas eu lutei muito, tinha estudado bastante o jogo dele e consegui sair com a vitória", contou Gabriel, que conseguiu o triunfo em seu sexto future em Portugal – ele havia sido eliminado no qualifying em cinco. Foi sua primeira viagem para a Europa.

Agora, com o ponto, Gabriel vive sua primeira semana no ranking profissional da ATP – ocupa a 1676ª posição. Pode parecer pouco, mas para ele é um feito e tanto para quem conquistou tanto em tão pouco tempo.

"A primeira coisa que pensei foi que agora eu já sou profissional. Fiquei muito feliz", afirmou.

Tenista brasileiro Gabriel Ciro em ação em future em Portugal - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Ao descrever suas qualidades em quadra, Gabriel cita a raça como principal virtude. Por isso, ele se espelha em outro brasileiro com a mesma característica: Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, conhecido no circuito por nunca se entregar em quadra.

"Meu primeiro ídolo é o meu pai. Eu sempre gostei bastante do Rogerinho, também, e, claro, do gênio do tênis, Roger Federer", contou.

Com o primeiro ponto em mãos, Gabriel agora quer melhorar fisicamente para dar o próximo passo em sua carreira. Quando questionado onde quer estar daqui cinco anos, o jogador se mostrou determinado.

"Quero estar entre os 100 do mundo, jogando Grand Slam e enfrentando caras muito bons", declarou.

Pode parecer muito, mas pode ser pouco para quem conquistou tanto em tão pouco tempo.