Topo

Nadal atropela sensação russa e avança às semifinais do US Open

Rafael Nadal não deu chances a Andrey Rublev nas quartas de final - Jewel Samad/AFP
Rafael Nadal não deu chances a Andrey Rublev nas quartas de final Imagem: Jewel Samad/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/09/2017 17h05

O jovem Andrey Rublev surpreendeu favoritos para chegar às quartas de final do US Open, mas nesta quarta-feira (6) encontrou seu limite diante do número 1 do mundo. Rafael Nadal atropelou a sensação russa de 19 anos por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/2 e 6/2, para alcançar a semifinal do Grand Slam norte-americano.

O espanhol agora aguarda o vencedor do duelo entre o suíço Roger Federer e o argentino Juan Martín del Potro para conhecer seu adversário na semi. Do outro lado da chave, brigam por uma vaga na decisão o sul-africano Kevin Anderson e o espanhol Pablo Carreño Busta.

Nadal deu poucas chances a Rublev em Nova York. O russo até conseguiu devolver uma quebra do favorito no primeiro set, mas Nadal reagiu e ganhou com facilidade quatro games seguidos, aproveitando diversos erros do número 53 do mundo para fechar em 6/1.

O jogo seguiu no ritmo de Nadal no segundo set. Defendendo bem como de costume e devolvendo os saques com potência, o espanhol também foi favorecido pelo visível nervosismo de Rublev, que cometeu erros em momentos cruciais – três vezes, por exemplo, teve o serviço quebrado após cometer dupla falta.

Sempre soltando o braço e tentando afundar as bolas na quadra de Nadal, o jovem russo - que eliminou cabeças de chave como Grigor Dimitrov e David Goffin - seguiu errando bastante no último set. Já o espanhol manteve a consistência e também teve lances de maestria técnica para dominar Rublev novamente e fechar a partida.