Topo

Del Potro levanta torcida, despacha Federer e pega Nadal na semi do US Open

Juan Martín del Potro em ação contra Roger Federer no US Open - Shannon Stapleton/Reuters
Juan Martín del Potro em ação contra Roger Federer no US Open Imagem: Shannon Stapleton/Reuters

Do UOL, em São Paulo

07/09/2017 00h49

Em partida emocionante na madrugada desta quinta-feira (7), o argentino Juan Martín del Potro se superou para eliminar o favorito suíço Roger Federer e alcançar a semifinal do US Open. No embalo da torcida em Nova York, majoritariamente favorável ao tenista sul-americano, a vitória de Delpo, 24º cabeça de chave do torneio, veio por 3 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6, 7/6 (10-8) e 6/4.

Na semifinal, Del Potro vai encarar o número 1 do mundo Rafael Nadal, que eliminou o jovem russo Andrey Rublev. Do outro lado da chave, brigam por uma vaga na decisão o sul-africano Kevin Anderson e o espanhol Pablo Carreño Busta.

Del Potro foi excelente no primeiro set. Com saques indefensáveis e a tradicional direita potente do fundo da quadra, o argentino deixou Federer em apuros sempre que buscou o backhand do suíço. O ex-número 1 do mundo também cometeu erros bobos e facilitou o trabalho de Delpo.

O segundo set também foi decidido por detalhes, apesar da melhora considerável de Federer. Del Potro baixou sua intensidade e viu o rival acumular um winner atrás do outro, além de subir bastante o nível de seu primeiro serviço.

Em um jogo altamente disputado e com a torcida gritando o nome de Del Potro em vários momentos, a terceira parcial foi decidida em um tenso tie-break. Federer chegou a abrir 4-2, cedeu o empate e ainda perdeu um set point sacando em 6-5. Insistindo no saque-voleio, o suíço foi superado e viu o adversário abrir 2 a 1.

Conseguindo uma quebra logo no começo do quarto set, Del Potro guardou energias e se concentrou em confirmar o próprio serviço para fechar a partida. Assim, oito anos depois de surpreender Federer na final do US Open de 2009, o argentino voltou a ser uma pedra no sapato do europeu no Grand Slam norte-americano.