Topo

ATP explora sensualidade em sorteio, constrange tenistas e pede desculpas

Cerimônia de sorteio das chaves de torneio da ATP - Reprodução
Cerimônia de sorteio das chaves de torneio da ATP Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/11/2017 12h15

Tenistas e profissionais envolvidos no esporte criticaram o evento de sorteio promovido pela ATP, em Milão, nesta segunda-feira. Para definir as chaves do torneio Next Gen Finals (que reúne oito promessas do tênis), a organização elaborou a seguinte ideia: durante a cerimônia, os jogadores tinham de escolher algumas modelos.

Após serem selecionadas, as mulheres revelavam os grupos se eles jogariam na chave A ou B do evento. A proposta, porém, era que as modelos retirassem peças de roupa ou mostrassem partes do corpo para revelar o grupo.

O vídeo abaixo mostra, por exemplo, uma das mulheres exibindo a coxa direita para revelar que um dos tenistas estava no grupo A. Além disso, parte das modelos realizava dança sensual.

Campeã de Wimbledon, a ex-tenista Amelie Mauresmo definiu o evento como uma “desgraça”.

Mãe de Andy Murray, a treinadora e ex-tenista Judy Murray também usou as redes sociais para criticar a cerimônia: “Horrível”, escreveu.

Após a repercussão negativa, a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e o patrocinador principal do torneio, a Red Bull, se desculparam pelo formato do sorteio, descrito em nota oficial como "de mau gosto e inaceitável".

O torneio em Milão reunirá jovens tenistas de até 21 anos que despontaram na temporada. Alguns deles ficaram visivelmente constrangidos no evento com as modelos, caso do tenista sul-coreano Hyeon Chung.