Topo

Melo vence no ATP Finals e fecha temporada como líder de ranking mundial

Marcelo Melo e Lucazs Kubot recebem troféu pela liderança do ranking de duplas da ATP em 2017 - AP Photo/Kirsty Wigglesworth
Marcelo Melo e Lucazs Kubot recebem troféu pela liderança do ranking de duplas da ATP em 2017 Imagem: AP Photo/Kirsty Wigglesworth

Do UOL, em São Paulo

13/11/2017 17h50

Líder do ranking mundial de tênis entre os duplistas, o brasileiro Marcelo Melo estreou com vitória no ATP Finals, torneio que reúne os melhores da temporada, em Londres, na Inglaterra. Nesta segunda-feira, ao lado do polonês Lucazs Kubot, o mineiro venceu a parceria formada pelo croata Ivan Dodig e o espanhol Marcel Granollers por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-2) e 6-4, em 1h34min de partida.

Com o resultado, Melo terminará 2017 na primeira colocação da lista da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), independentemente da campanha no torneio. 

Foi a 50ª vitória do brasileiro nesta temporada. A parceria com Kubot comemorou seis títulos no ano, entre eles Wimbledon e o Masters 1000 de Paris, no último domingo, vencendo justamente Dodig/Granollers na final.

No duelo em Londres, as duplas fizeram um primeiro set equilibrado. Melo e Kubot correram risco maior no oitavo game, quando o polonês cometeu duas duplas faltas, mas eles conseguiram evitar a quebra de saque.

A parcial foi decidida no mini-break. Melo/Kubot colocou cinco set points de vantagem e abriu 1 a 0 após 55 minutos.

No segundo set, o brasileiro e o polonês conseguiram uma quebra de saque logo no quarto game, beneficiados por uma dupla falta de Granollers, mas devolveram a vantagem no sétimo game. 

Com mais uma quebra, no entanto, os melhores duplistas do ano quebraram outra vez o saque de Dodig/Granollers e fecharam a partida em 6-4.

O torneio em Londres ainda terá mais uma partida nesta segunda, pela chave de simples. Líder do ranking da ATP, o espanhol Rafael Nadal encara o belga David Goffin.