Topo

Campeã de Wimbledon-1998 morre aos 49 anos em decorrência de um câncer

Jana Novotna com o título de Wimbledon em 1998  - Pascal Pavani/AFP
Jana Novotna com o título de Wimbledon em 1998 Imagem: Pascal Pavani/AFP

Do UOL, com informações da agência EFE

20/11/2017 07h51

Campeã do torneio de simples de Wimbledon em 1998, a tenista tcheca Jana Novotna morreu nesta segunda-feira, aos 49 anos, em decorrência de um câncer. Em comunicado, a WTA disse que Novotna "morreu pacificamente, cercada por sua família".

 Jana Novotna se destacou no circuito da WTA na década de 1990 e chegou a ocupar o número dois do ranking, em 1997. Além do título de Wimbledon em simples, a tenista conquistou 12 edições de Grand Slam em duplas, sendo quatro na grama londrina, três no Aberto da Austrália e no US Open e duas em Roland Garros.

Novotna ainda teve um ótimo retrospecto em Jogos Olímpicos, com duas pratas conquistadas nas duplas em Seul-1988 e Atlanta-1996 e um bronze também nos Estados Unidos. Ao todo, ela conquistou 24 torneios de simples na WTA e 76 em duplas, tendo chegado à liderança do ranking nesta modalidade.

"Jana foi uma inspiração dentro e fora das quadras para quem teve a oportunidade de conhecê-la", disse o presidente-executivo da WTA, Steve Simon."Sua estrela sempre brilhará na história da WTA. Nossas condolências e nossos pensamentos estão com a família de Jana", completou.

Antes do título de 1998 em simples, Novotna já tinha sido vice na grama londrina em 1993 e 1997, quando perdeu de Steffi Graf e Martina Hingis, respectivamente, assim como também aconteceu no Aberto da Austrália, frente a Monica Seles, em 1991.

Em sua carreira, a tcheca alcançou o auge em duplas e duplas mistas, categorias nas quais conquistou 16 torneios do Grand Slam.

Desde 2005, Novotna faz parte do International Tennis Hall of Fame, de Rhode Island, nos Estados Unidos.

Em uma das suas últimas entrevistas, Novotna ressaltou há dois anos, quase uma década e meia depois da aposentadoria, que amava profundamente o tênis.

"O tênis me deu absolutamente tudo e depois destes anos segue me preenchendo", comentou a jogadora tcheca, que baseou seu jogo em um agressivo saque-e-voleio, um estilo atualmente em desuso.

Repercussão

A notícia da morte de Jana Novotna causou grande comoção no mundo do tênis. Sua amiga Martina Novratilova, que nasceu República Tcheca e é considerada uma das maiores tenistas da história, deixou uma mensagem emotiva em seu Twitter.    

“O mundo do tênis está tão triste com a passagem de Jana Novotna ... Estou devastada e sem palavras - Jana era uma verdadeira amiga e uma mulher incrível..”

Veja outras mensagens de personalidades do tênis