Nadal abandona jogo no 5º set e Cilic avança à semifinal em Melbourne
Com dores na virilha direita desde o quarto set, o espanhol Rafael Nadal abandonou o jogo contra o croata Marin Cilic quando perdia por 2 games a 0 a quinta parcial e se despediu do Aberto da Austrália nas quartas de final. A partida de três horas e 47 minutos terminou com o placar de 3/6, 6/3, 6/7 (5-7), 6/2 e 2/0 a favor do croata.
Nadal ganhava por 2 a 1, depois de uma vitória apertada no tie-break do terceiro set, quando começou a sentir dores. Ele pediu atendimento e seguiu no jogo, mas visivelmente teve a mobilidade prejudicada no quarto set, quando já foi dominado por Cilic.
Depois de ter o serviço quebrado no segundo game da parcial decisiva, Nadal avisou ao árbitro e a Cilic que não tinha mais condições de seguir em um jogo que, nos três primeiros sets, foi marcado por equilíbrio e alto nível de tênis.

"Estávamos fazendo uma grande partida. É uma pena pro Rafa, que é um grande lutador, terminar assim", lamentou Cilic.
Por uma vaga na decisão, Cilic enfrentará o britânico Kyle Edmund, que nesta terça-feira surpreendeu o búlgaro Grigor Dimitrov, terceiro cabeça-de-chave, por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6, 6/3 e 6/4.
Atual número um do mundo, Nadal manterá o posto mesmo que o vice-líder Roger Federer vença o título em Melbourne. Campeão em 2009, o espanhol perdeu mais uma chance de bicampeonato do Aberto da Austrália, sendo que ele foi outras três vezes vice-campeão, a última em 2017.
Com a queda de Nadal, restam apenas três cabeças de chave vivos no masculino: Cilic (6), Federer (2) e Tomas Berdych (19). Estes dois últimos se enfrentam nesta quarta-feira, pelas quartas de final.
Clique aqui e veja todos os resultados da rodada.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.