Topo

Novo número 1 do mundo, Federer bate italiano e vai à segunda final no ano

Após título no Aberto da Austrália em janeiro, Federer agora jogará final em Roterdã - REUTERS/Michael Kooren
Após título no Aberto da Austrália em janeiro, Federer agora jogará final em Roterdã Imagem: REUTERS/Michael Kooren

Do UOL, em São Paulo

17/02/2018 18h05

Com status de lenda ainda em atividade, Roger Federer voltou à quadra neste sábado já na condição de número 1 mais velho da história – que será confirmada na atualização da próxima semana do ranking da ATP. O suíço enfrentou o italiano Andreas Seppi pela semifinal do Torneio de Roterdã, na Holanda, e assegurou presença em sua segunda final na temporada.

Sem grande dificuldade, Federer derrotou Seppi por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 7-6 (7-3). Foi a 14ª vitória do suíço em 15 confrontos contra o italiano no circuito profissional. O ídolo segue invicto em 2018, com 11 triunfos até o momento.

Aos 36 anos, Federer voltou ao topo do ranking profissional após cinco temporadas (exatos cinco anos e 106 dias). O suíço garantiu a posição de número 1 da ATP na última sexta-feira, ao derrotar o holandês Robin Haase nas quartas de final, por 2 sets a 1.

Na final, Federer enfrentará o búlgaro Grigor Dimitrov, quinto colocado do ranking de simples masculino, que contou com uma infelicidade do adversário para se tornar o primeiro finalista do ATP 500 de Roterdã. No jogo em questão, o belga David Goffin acertou a bola no próprio olho esquerdo e foi obrigado a abandonar a partida.

Neste domingo o ídolo suíço busca seu segundo título na temporada 2018. Em janeiro passado, Federer se sagrou campeão do Aberto da Austrália ao bater o croata Marin Cilic, conquistando seu 20º título em torneios de Grand Slam – os mais nobres do calendário profissional.