Topo

Novo líder do ranking mundial, Federer conquista seu 2º título em 2018

O suíço Roger Federer durante a final contra o búlgaro Grigor Dimitrov - Michael Kooren/Reuters
O suíço Roger Federer durante a final contra o búlgaro Grigor Dimitrov Imagem: Michael Kooren/Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/02/2018 12h40

Novo líder do ranking mundial, o tenista Roger Federer conquistou neste domingo (18) o seu segundo título em 2018 ao vencer o ATP 500 de Roterdã, na Holanda. O suíço já havia levado, em janeiro, o Aberto da Austrália.

Federer ganhou o torneio holandês pela terceira vez (venceu também em 2005 e 2012 e é o primeiro a conseguir o tri) na história ao derrotar o búlgaro Grigor Dimitrov (atual quinto colocado do ranking), por duplo 6 games a 2, em apenas 55 minutos de partida.

Aos 36 anos, Federer voltou ao topo do ranking profissional (será confirmado na atualização desta segunda-feira) após cinco anos. O suíço garantiu a posição de número 1 da ATP na última sexta-feira (16), ao derrotar o holandês Robin Haase nas quartas de final do torneio, por 2 sets a 1.

Federer se torna o tenista mais velho, homem ou mulher, a ocupar o posto de número 1 do mundo, superando marca antes pertencente à norte-americana Serena Williams (aos 35). A última vez em que figurou na ponta havia sido em 4 de novembro de 2012. Agora, ele aparecerá à frente do espanhol Rafael Nadal, líder desde agosto de 2017.

Neste domingo, o suíço não teve grandes problemas contra Dimitrov, que até começou jogando de igual para igual, porém, depois de ter o seu serviço quebrado pela primeira vez, caiu de ritmo, enquanto o suíço ganhou confiança e não deu chances para o adversário.