Topo

Venus Williams afirma que irmã Serena é "melhor tenista da história"

Serena Williams jogou ao lado da irmã Venus Williams - AP Photo/Chuck Burton
Serena Williams jogou ao lado da irmã Venus Williams Imagem: AP Photo/Chuck Burton

Do UOL, em São Paulo

05/05/2018 11h23

Às vésperas da estreia no Aberto de Madrid, Venus Williams falou sobre as expectativas para o torneio, fez um balanço de sua carreira e voltou a elogiar a irmã. Fora das quadras há 14 meses por causa da gravidez, Serena jogou dois torneios da WTA em março e pretendia competir na Espanha, mas anunciou, no início desta semana, que ainda precisa de mais tempo de recuperação. 

"É óbvio que Serena é a melhor tenista de todos os tempos. Eu sou sua irmã, não vou te dizer outra coisa", afirmou Venus em entrevista ao Marca. "Ela está trabalhando com a esperança de poder jogar novamente em Roma e Roland Garros. Não há motivo para não poder continuar jogando", acrescentou a tenista, garantindo que não se incomoda com as frequentes perguntas sobre a irmã. 

Venus também falou sobre a sobrinha, Alexis. Questionada sobre como está se saindo no papel de tia, a tenista brincou: "Me garanto!", e riu, enquanto fazia o gesto de balançar um bebê. 

Quanto às expectativas para o torneio em Madrid, Venus as mantém altas. Aos 37 anos, ela é a quarta veterana mais bem posicionada no ranking mundial, atrás apenas de Patty Schnyder, Greta Arn e Alberta Brianti, e foi a melhor tenista do mundo por 11 semanas em 2002. 

"Sempre jogo para conquistar grandes feitos e estar entre as melhores. Aqui, espero vencer o torneio! Imagino que todos os tenistas responderão isso. Estou focada em fazer bem todos os jogos, e, claro, o objetivo é sempre levantar o troféu", projetou.

Venus também falou sobre jogar em alto nível depois de 24 anos de carreira. "O corpo percebe o passar dos anos. A chave para ficar tanto tempo na elite é ter sorte e evitar lesões. Obviamente também trabalho para isso, eu cuido de mim mesma, mas não muito mais do que eu fazia há um tempo atrás. O mais importante é manter a cabeça fria".

"Os rivais estão melhorando e não há partidas fáceis em nenhum torneio. É importante manter a cabeça fria. Com o passar do tempo, tomo as coisas com mais calma, sou mais reflexiva, fico mais no presente. Mas ainda venho poderosa, esse sempre foi meu estilo. Quero manter essa linha, tenho que ser firme e forte, não importa o que aconteça. Eu sou assim", explicou a tenista. 

Atualmente na oitava posição do ranking da WTA, Venus vai estrear no Aberto de Madrid neste sábado, às 14h (de Brasília), contra a estoniana Anett Kontaveit, número 29 do mundo.

"É um torneio que eu gosto e sempre tento dar o meu melhor. Nos treinos anteriores eu me senti bem e espero ter um bom desempenho", completou Venus.