Topo

Serena Williams relata luta pela vida após cesárea e nascimento da filha

reprodução/HBO
Imagem: reprodução/HBO

Do UOL, em São Paulo

10/05/2018 17h13

A pequena Alexis Olympia Ohanian Jr. nasceu com saúde, mas sua mãe, Serena Williams, teve complicações após o parto e passou por duas cirurgias de emergência. No documentário “Being Serena”, da HBO, a tenista detalhou a luta pela vida.

As gravações foram feitas ainda no quarto do hospital, e começam quando Serena ainda parece não estar sentindo qualquer complicação após a cesariana. Horas depois de se maquiar para receber a filha e tirar suas primeiras fotos com ela, a campeã percebe que não está conseguindo respirar.

“Eu disse para a enfermeira: ‘Não consigo respirar, preciso de uma máscara’. Eu coloquei a máscara de oxigênio e comecei a tossir. Doeu muito, doeu muito. E aí os meus pontos [da cesariana] se abriram com a tosse, e minha mãe dizia que eu precisava respirar. Eu disse que não conseguia, foi muito difícil”, diz Serena, às lágrimas, em entrevista feita posteriormente.

A tenista já havia revelado estas complicações em fevereiro, em artigo publicado na CNN. Mas o documentário marcou a primeira vez que Serena se abriu sobre o medo que sentiu no momento em que foi acometida pela embolia pulmonar. Esta doença, que bloqueia uma ou mais artérias do pulmão com um coágulo de sangue, já fazia parte do histórico médico da americana.

Inicialmente com a intenção de fechar os pontos abertos, os médicos a enviaram às pressas para a sala de cirurgia. Sob insistência da paciente, que conhecia os sintomas, os especialistas fizeram um exame com aplicação de contraste e encontraram outro coágulo em seu abdômen. Outra cirurgia foi feita para impedir que o problema alcançasse os pulmões e o coração.

“Sem dúvida, ela estava lutando pela vida. E eu estava aterrorizado porque ela podia morrer. Mas sou grato por ela ter sido capaz de alertar a todos sobre a embolia”, disse Alexis Ohanian, marido da tenista e pai da pequena criança que leva seu nome. Serena ficou bem, mas passou as seis primeiras semanas como mãe sem sair da cama.

“Eu estava tão saudável antes... A minha gravidez foi muito fácil, eu não tive qualquer problema. Mas, infelizmente, tudo foi um pesadelo depois que tive a cesariana”, completou Williams. Veja o vídeo abaixo: