Topo

Projeto em Paraisópolis ensina tênis para crianças nas ruas da comunidade

Thiago Simpatia

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

11/05/2018 04h00

Maior favela de São Paulo (de acordo com o Censo de 2010 do IBGE), a comunidade de Paraisópolis tenta aos poucos criar projetos sociais voltados ao público infanto-juvenil e inseri-los em atividades como esporte e dança. Um desses projetos optou por colocar as crianças mais próximas de um esporte costumeiramente conhecido por ser praticado por pessoas com mais recurso aquisitivo: o tênis. 

O Faça Uma Criança Sorrir surgiu da percepção de seu idealizador Lucivaldo Leite de que faltavam atividades voltadas ao público infantil em Paraisópolis, mesmo com uma população estimada de 100 mil habitantes. No início, ele e integrantes de sua família tiveram a ideia de colocar brinquedos como pula-pula e cama elástica para as crianças se exercitarem. A ideia acabou atraindo muitos jovens da região e, a partir disso, eles pensaram em como inserir algum esporte entre suas atividades. 

Após conversa com o professor de tênis Rogério Pelé, eles compraram raquetes e bolinhas e passaram a ensinar as crianças da região a como praticar o esporte. Com redes improvisadas nas ruas de Paraisópolis, o projeto completa um ano e tem a presença de cada vez mais jovens com interesse em conhecer como se joga o tênis.