Topo

Nadal avança e garante posto de "número 1" no tênis; Djoko também vence

Rafael Nadal em ação no Torneio de Wimbledon. O espanhol garantiu a liderança do ranking - Ben Curtis/AP Photo
Rafael Nadal em ação no Torneio de Wimbledon. O espanhol garantiu a liderança do ranking
Imagem: Ben Curtis/AP Photo

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/07/2018 11h26

Rafael Nadal cumpriu a primeira das missões em Wimbledon neste sábado (7). Ao bater o australiano Alex de Minaur por 3 sets a 0 (parciais de 6/1, 6/2 e 6/4), o espanhol avançou às oitavas de final do tradicional torneio de grama e garantiu o posto de “número 1” do mundo no tênis.

A marca foi conquistada independentemente da campanha do suíço Roger Federer. Bastava ao espanhol fazer a sua parte e somar os pontos necessários. Mesmo que não consiga o terceiro título na grama sagrada, ele não será alcançado.

A partida foi fácil para Rafael Nadal. Contra o jovem australiano Alex de Minaur, orientado por Lleyton Hewitt - campeão de 2002 -, o espanhol precisou apenas encaixar o saque e forçar a troca de bolas para abrir vantagem. O primeiro set foi vencido em 34 minutos. A parcial de 6 a 1 mostrou o abismo de distância entre o experiente 1º colocado do ranking e um garoto de 19 anos, o número 80 do mundo.

O australiano melhorou um pouco no segundo set e manteve o serviço no início. Logo, no entanto, Nadal virou o placar e fechou novamente com facilidade por 6 a 2, em 35 minutos.

O terceiro set foi duro, mas serviu apenas para confirmar a vitória do número 1. Sem se arriscar muito, Nadal fechou em 6 a 4. A partida durou 2h4min e confirmou que o espanhol é candidatíssimo ao título na grama sagrada de Wimbledon.

Djokovic vence de virada e também avança

Além de Rafael Nadal, outra estrela esteve em quadra neste sábado. Novak Djokovic venceu o britânico Kyle Edmund de virada por 3 a 1 (4/6, 6/3, 6/2 e 6/4) e também avançou para as oitavas de final de Wimbledon. O sérvio, agora, encara o russo Karen Khachanov ainda sem data definida.