Topo

Com teto fechado, Djokovic bate Rafael Nadal e volta à final de Wimbledon

Novak Djokovic em ação em Wimbledon neste sábado - Toby Melville/Reuters
Novak Djokovic em ação em Wimbledon neste sábado Imagem: Toby Melville/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/07/2018 11h32

Depois de precisar ser interrompida, a segunda semifinal do simples masculino de Wimbledon foi finalizada na manhã deste sábado (14), com o teto da quadra central fechado, repetindo as condições da noite da última sexta-feira. Novak Djokovic, que já havia vencido a “primeira parte”, bateu o número 1 Rafael Nadal por 3 sets a 2, parciais de 6/4, 3/6, 7/6 (9), 3/6 e 10/8, e enfrentará Kevin Anderson  (8º do ranking) na final, que começará às 10h (horário de Brasília) deste domingo.

Com a vitória conquistada em 5h15, o ex-número 1 do mundo retorna à final de Wimbledon depois de três anos, e busca o quarto título na grama sagrada. Em 2015, Djoko bateu Roger Federer e foi bicampeão seguido do torneio - no ano anterior também havia derrotado o suíço. Apenas na 21ª colocação do ranking, o sérvio veio ao Grand Slam britânico sem muita badalação e retomando a forma física.

Novak Djokovic vai, aos poucos, voltando ao seu melhor tênis. Depois de praticamente dois anos abaixo do que pode oferecer, ficar fora do circuito por seis meses e passar por uma cirurgia no cotovelo, ele fará uma final de Grand Slam no próximo domingo.

Vale lembrar que a partida teve o início retardado em cinco horas por causa do longo confronto entre Kevin Anderson e John Isner. Desta forma, Nadal e Djokovic só puderam jogar até às 23h (horário de Londres) na última sexta, já que uma lei local determina que nenhum evento esportivo termine após isso.

Para que o teto fosse aberto, neste sábado, era preciso que os dois tenistas concordassem. O sérvio, porém, preferiu que as condições fossem mantidas. Com ele aberto, luz natural e maior ventilação, o jogo ficaria mais lento, beneficiando o estilo de jogo do espanhol.

Nadal e Djokovic têm uma das maiores rivalidades do tênis, com 52 confrontos finalizados contando este. Agora, o sérvio leva uma ligeira vantagem no retrospecto: 27 a 25. Na grama, eles mediram forças quatro vezes, com empate de duas vitórias para cada lado.

Djokovic é pressionado na rede, tem saque quebrado e se irrita

Djokovic se irrita e bate com a raquete no próprio corpo em Wimbledon - Reprodução/SporTV - Reprodução/SporTV
Imagem: Reprodução/SporTV

Nadal abafou o sérvio na rede, quebrou o segundo serviço dele no dia e forçou o quinto set. No momento em que isso aconteceu, Djokovic ficou revoltado, sobrando para o próprio corpo. Como os atletas recebem recomendação para não bater com a raquete na grama, para não estragá-la, o tenista não teve saída e bateu com o objetivo em sua perna.

Djokovic começou devolvendo bem, uma de suas principais características, fazendo Nadal se movimentar bastante para confirmar seus saques. Mas foi o atual número 1, explorando todo o seu repertório e indo à rede com inteligência, que fechou o quarto set.

Ambos seguiram respondendo bem aos saques e "vendendo caro" os games, o que só melhorou o espetáculo. Em momentos de pressão, tanto o espanhol quanto o sérvio se salvavam com bolas que faziam o público da quadra central aplaudir, às vezes em pé, o alto nível de tênis apresentado.