Topo

Entenda abraço de Mahut com filho, a cena mais emocionante de Roland Garros

Francês Nicolas Mahut interage com o filho em quadra após partida em Roland Garros - Tim Clayton/Corbis via Getty Images
Francês Nicolas Mahut interage com o filho em quadra após partida em Roland Garros Imagem: Tim Clayton/Corbis via Getty Images

Rubens Lisboa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/06/2019 04h00

Uma das cenas mais bonitas de Roland Garros este ano foi protagonizada pelo francês Nicolas Mahut e o filho Natanel, de apenas 7 anos, na última sexta-feira. Ao encerrar a campanha que marcou sua despedida das quadras em simples, o tenista se emocionou e foi consolado em um abraço do garoto sob os aplausos do público e do adversário.

Mahut tem 37 anos e seus melhores resultados são nas duplas, em que é top 10 e conquistou o título de Roland Garros em 2018.

Em simples, é o 252º do mundo, e a idade dificulta conciliar com as duplas e a vida de pai. Por isso, o próprio tenista admitiu que esta seria sua última participação no torneio em que cresceu assistindo e jogando.

Mas a campanha deste ano foi surpreendente, com a vitória que considera uma de suas maiores, na primeira rodada diante do italiano Marco Cecchinato, semifinalista do ano passado, com a quadra Simonne Mathieu lotada com o placar de 3 a 2, depois de estar dois sets abaixo. Em seguida, Mahut bateu o alemão Phillip Kohlschreiber na segunda rodada e, se derrotasse o argentino Leonardo Mayer, faria as oitavas de final contra Roger Federer.

O francês até venceu o primeiro set, mas acabou derrotado de virada. Depois dos cumprimentos na rede, Mahut sentou-se no banco e então se emocionou ao ver Natanel correndo para abraça-lo, em cena que arrancou lágrimas até de Mayer, enquanto pai e filho deixavam a quadra de mãos dadas saudando o público.

Nascido um ano depois de o pai ter protagonizado o jogo mais longo da história do tênis em Wimbledon 2010, contra John Isner, com 11h05, Natanel adora tênis, vê jogos não apenas do pai e fala que também quer ser tenista. Suas invasões de quadra já têm certa frequência, tendo ocorrido o mesmo na atual edição do Grand Slam.

O filho também consolou o tenista quando ele perdeu no qualifying do US Open no ano passado, com um abraço e um discurso motivador, como um técnico: "Ele disse: 'pai, você jogou uma boa partida. Ele foi bem. Eu estou triste, mas você vai melhor nas duplas'", contou Mahut sobre o episódio em Nova York.

Quando o pai venceu a chave de duplas de Roland Garros no ano passado, com o compatriota Pierre-Hugues Herbert, Natanel também invadiu a quadra para abraçar o pai e fazê-lo acompanhar numa dança em comemoração pelo título.

"Eu não tenho muitos anos restantes, então estou aproveitando, jogando com minha família por perto. É muito importante para mim os ter ao meu lado. Quando nós vencemos Roland Garros, ele correu na quadra e foi pura diversão para mim", afirmou o veterano francês.

"É mais importante ser pai do que um tenista. A derrota não é tão difícil quando você tem um filho. Você não pensa muito na derrota", completou o tenista.