! Ferrero vence Nadal pela primeira vez e vai à semi em Cincinnati - 18/08/2006 - UOL Esporte - Tênis
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  18/08/2006 - 16h43
Ferrero vence Nadal pela primeira vez e vai à semi em Cincinnati

Da Redação
Em São Paulo

Os dois melhores tenistas espanhóis dos Anos 2000 travaram, nesta sexta-feira, um grande duelo por vaga nas semifinais do Masters Series de Cincinnati. E pela primeira vez em cinco confrontos diretos, Juan Carlos Ferrero levou a melhor contra Rafael Nadal.


Reuters
Reuters
Ferrero vibra depois de vitória inédita contra Nadal nas quartas-de-final em Cincinnati
PERFIL DE FERRERO
VEJA JOGOS DAS OITAVAS
Em uma partida que teve a duração de 2h43min e uma interrupção por causa de chuva, Ferrero, de 26 anos de idade, ganhou de Nadal, seis anos mais jovem, por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-2) e 7-6 (7-3). Foi o primeiro jogo equilibrado entre os tenistas, já que nos quatro anteriores Nadal havia vencido sem perder nenhum set.

O resultado foi surpreendente, já que Nadal é atualmente o segundo melhor tenista do mundo e considerado a única ameaça ao reinado do suíço Roger Federer. Até em Roland Garros, onde Ferrero já foi "rei", Nadal tem mais conquistas, com os títulos de 2005 e 2006.

Ferrero, campeão do Aberto da França em 2003, chegou a liderar o ranking por oito semanas, ao contrário de seu rival desta sexta, mas não vive o mesmo bom momento do início do século. Atualmente, é o número 31 do mundo e não ganha nenhum título há dois anos e dez meses.

Agora, o triunfo contra Nadal pode marcar uma recuperação para Ferrero, que não vencia quatro jogos seguidos desde o Torneio de Viena, em outubro do ano passado. Ele também alcança sua melhor campanha na temporada, já que tinha como principal resultado a semifinal em Buenos Aires.

Nadal, por sua vez, sofreu a sétima derrota em 55 partidas no ano. Até agora, ele tem cinco títulos, mas apenas um (Dubai) foi conquistado fora da quadra de saibro. O triunfo de Ferrero também impediu Nadal de ir atrás do terceiro título de Masters Series em 2006.

OUTRO DUELO ESPANHOL
Se quiser chegar à decisão do título, Juan Carlos Ferrero terá que derrubar outro compatriota na semifinal, pois seu próximo adversário no torneio será Tommy Robredo.

Ele eliminou o croata Ivan Ljubicic, cabeça-de-chave número quatro, por 2 sets a 0 (parciais de 7-6, com 7-4 no tie break, e 6-2).

Assim como já acontecera no duelo contra Nadal, Ferrero entra em quadra em desvantagem no confronto direto. Em três partidas contra Robredo, ele perdeu duas.
No jogo desta sexta, Nadal encontrou um adversário bastante agressivo. Angulando bem as bolas, Ferrero travou um duelo equilibrado entre dois tenistas especialistas em fundo de quadra e que gostam de atuar em superfície de saibro.

Mas foi Nadal quem deu o primeiro passo para chegar à vitória ao obter uma quebra de saque no terceiro game. Ele, entretanto, não sustentou a vantagem e permitiu o empate em 3 a 3. A partir daí, Ferrero não cedeu mais ao jogo de Nadal, mantendo todos os seus serviços.

No tie-break, Ferrero conseguiu um mini-break logo no primeiro ponto após erro não-forçado do rival e abriu vantagem de 3 a 1. Com nova quebra para cada lado, a disputa chegou a estar 5 a 2 para Ferrero, que ganhou os dois últimos pontos e fechou a série em 7 a 2.

Com a vantagem inicial, Ferrero não se deu por satisfeito e manteve o ritmo, com os tenistas jogando bem com o saque na mão. No nono game, Nadal perdeu dois break points e permitiu que o adversário abrisse vantagem de 5 a 4, quando o jogo foi interrompido por causa de chuva.

Na volta à quadra, os tenistas confirmaram os saques que lhe faltavam e levaram a decisão mais uma vez para o tie-break. Mais experiente e aproveitando o bom momento, Ferrero foi melhor e fechou a partida fazendo 7 a 3.

Só para assinantes


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias