UOL Esporte Triatlo
 
15/08/2010 - 08h46

No triatlo, japonesa conquista primeiro ouro da história das Olimpíadas da Juventude

Das agências internacionais
Em Cingapura

A japonesa Yuka Sato venceu a prova do triatlo feminino neste domingo e conquistou a primeira medalha de ouro da história das Olimpíadas da Juventude, competição que se realiza pela primeira vez e está sendo sediada em Cingapura.

Sato é uma espécie de “veterana” da prova, ainda que tenha 18 anos, já que desde os 9 pratica a modalidade. Nas Olimpíadas da Juventude, são permitidos atletas de 14 a 18 anos de idade.

Para chegar a esta marca histórica, Sato percorreu os 750m a nado, 20km de ciclismo e 5km de corrida a pé em 1h01min04s, 14 segundos à frente da segunda colocada, a australiana Ellie Salthouse, e 23 segundos à frente da medalhista de bronze, a norte-americana Kelly Withley.

“Eu consegui!”, comemorou a japonesa logo após a prova. “Eu sabia que esta seria a primeira prova nas Olimpíadas da Juventude, o que me motivou muito para tentar o ouro. Eu realmente queria ajudar a equipe do Japão”.

Sato descreveu ainda um pouco de sua estratégia na prova. “A parte da corrida a pé foi a chave para minha vitória. Eu tentei manter uma distância boa das outras atletas e tentei deixar um espaço para mim”.

Além de Sato, a norte-americana Whitley e a canadense Christine Ridenour eram consideradas as favoritas – esta última sofreu uma queda na bicicleta e chegou apenas em 14ª.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host