Esporte

Conheça a Freira de Aço, triatleta de 86 anos que já fez 50 Ironman

Lennart Preiss/Getty Images
Madonna Buder é conhecida como a Freira de Aço Imagem: Lennart Preiss/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/05/2017 04h00

A história de Madonna Buder é daquelas que rendem um filme. Um baita filme. Afinal, uma freira que começa a correr aos 48 anos, faz maratonas e vira especialista em Ironman não é algo comum. E Marie Dorothy Buder não é nada comum, como seu apelido deixa claro: Freira de Ferro. Hoje ela tem 86 anos e segue na ativa.

Madonna Buder já alcançou a marca de 50 Ironman concluídos. Para lembrar, um Ironman é composto por 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. E essa americana já teve o recorde de ser a mulher mais velha a terminar o Mundial da distância (tinha 76 anos) e a pessoa mais velha a concluir uma etapa de Ironman (aos 82).

Foi um padre quem recomendou a corrida para a freira. Segundo ele, a atividade ajudaria “corpo, mente e espírito”. Ela acreditou. Foi pegando gosto e, quando percebeu, estava estreando na maratona. Seu desempenho foi tão bom que ela conseguiu o índice para a almejada Maratona de Boston, correndo abaixo das 3h30.

Madonna Buder se empolgou tanto com a corrida que, quatro anos depois, havia enjoado. “Houve um momento em que eu não queria nem ver um par de tênis. Então, apareceu o triatlo. Foi a salvação”, contou ela em documentário produzido pela Nike intitulado “Unlimited Youth” (algo como “juventude sem limite”, em português).

Quando estreou no triatlo, Madonna tinha 52 anos. Três anos depois, ela já estava no Ironman. A Freira de Aço estava surgindo.

“Muitas vezes pensei que falharia e não atingiria os objetivos que havia definido para mim, mas então percebi que a única falha é não tentar. Porque o esforço de cada um, por si só, é um sucesso”, argumenta a freira.

Também não faltaram obstáculos. Foram nove lesões sérias, muitas delas causadas enquanto pedalava. A freira já fraturou fêmur, pélvis, costela, clavícula, cotovelo e pé, em diferentes oportunidades.

Por suas declarações, é possível perceber que a natação é a modalidade que mais a encanta, já que ela usa a bicicleta como meio de transporte para ir nadar em seu lago favorito e costuma ir correndo para as missas.

Madonna Buder também usa suas participações em provas para arrecadar dinheiro. Os valores, em seguida, são encaminhados para instituições de caridade. Afinal, a Freira de Aço só quer continuar em paz com seu corpo, mente e espírito, assim como fez no começo de sua vida no esporte.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo