Topo

Triatleta é encontrado morto após dois dias de buscas em Fortaleza

Genilson Lima desapareceu durante o Ironman Fortaleza - Reprodução/Facebook
Genilson Lima desapareceu durante o Ironman Fortaleza Imagem: Reprodução/Facebook

Thiago Rocha

Do UOL, em São Paulo

27/11/2017 18h43

O Corpo de Bombeiros encontrou na tarde desta segunda-feira (27) o corpo de Genilson Lima, de 48 anos, triatleta que estava desaparecido desde a manhã do dia anterior enquanto participava do Ironman Fortaleza, no Ceará. A informação foi confirmada ao UOL Esporte pelo tenente-coronel Marcus Costa, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Gabriela Lima, filha do triatleta, já fez o reconhecimento do corpo do pai, que apareceu por volta das 17h (horário local) na orla do bairro Moura Brasil, próximo ao Hotel Marina Park, onde ocorreu a largada da prova, que reúne a disputa de três modalidades combinadas - natação, ciclismo e atletismo.

O perímetro de buscas foi ampliado após nenhum indício ser rastreado no primeiro dia. Logo nos primeiros minutos desta manhã, grupos se espalharam pelo litoral de Fortaleza até Cumbuco, na região metropolitana. "Recebi a informação do Corpo de Bombeiros de que o corpo emergiu quando já estavam no fim dos trabalhos. Ele estava preso a um paredão de pedras", explicou Costa. 

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Marinha, da Guarda Municipal e de um centro de operações aéreas de Fortaleza se mobilizaram para encontrar o competidor desde 9h de domingo (26), quando a organização do Ironman percebeu que Lima não teve a saída da água detectada pelo chip eletrônico que cada competidor leva consigo. Após o trecho de natação, ele deveria deixar a praia para cumprir o trajeto de ciclismo, mas ele não apareceu para pegar a bicicleta.

Genilson Lima inscreveu-se no Ironman Fortaleza na categoria entre 45 e 49 anos. Segundo os familiares, tinha experiência em provas de triatlo e não apresentava problemas de saúde. Em sua página no Facebook, ele publicava algumas fotos de competições que participava.

“É com profunda tristeza que confirmamos o falecimento de um dos nossos atletas do Ironman 70.3 Fortaleza. O trabalho com as autoridades locais em uma busca intensa e imediata resultou na recuperação do atleta na tarde de segunda-feira. Nossos pesares e condolências para a família e os amigos, a quem continuaremos a apoiar durante este momento muito difícil”, escreveu Carlos Galvão, CEO da organizadora da competição, por meio de comunicado oficial.