Topo

Esporte


Nadador Daniel Dias vence o Prêmio Brasil Paraolímpico

Do UOL Esporte

Em São Paulo

08/12/2009 23h33

O nadador Daniel Dias foi o principal destaque do Prêmio Brasil Paraolímpico 2009, ao lado da remadora Josiane Lima, sendo ambos escolhidos como vencedores nas categorias de melhores atletas paraolímpicos do ano.

Dias desbancou o velocista cego Lucas Prado, vencedor de três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e que havia sido o atleta premiado na edição do ano passado do prêmio.

Neste ano, Daniel já havia sido o vencedor do prêmio Laureus, considerado o “Oscar” do esporte, em que ele foi escolhido como o melhor atleta paraolímpico do mundo. Na semana passada, reforçou sua boa fase ao conquistar oito medalhas no Campeonato Mundial Paraolímpico de natação.

“Ano passado foi por pouco, mas nesse ano veio para coroar um ano fantástico. Fico muito feliz e só tenho que agradecer a todos que votaram em mim”, afirmou o nadador após a vitória no prêmio.

Dias concorria ainda com o também nadador André Brasil, dono de três recordes mundiais, o ciclista Soelito Gohr, campeão mundial na prova de estrada em 2009, e o remador Elton Santana, vice-campeão mundial de remo na classe Doube skiff misto, em prova disputada na Polônia.

Na eleição de atletas femininas, Josiane Lima, vice-campeã mundial de remo, desbancou a velocista Terezinha Guilhermina, a mesa-tenista Jane Karla e a lançadora de dardo Suely Guimarães.

“A importância é estar sendo reconhecido um esforço aqui no Brasil. Isso lava a nossa alma e reconhece o movimento paraolímpico. Temos coisas boas para mostrar no paraolímpico e espero ter feito a minha parte para abrir espaço”, comemorou Josiane.

Nas outras categorias, o arremessador de peso Jonathan de Souza foi premiado como revelação masculina, com a mesa-tenista Viviane Soares sendo a vencedora da categoria na versão feminina.

A seleção brasileira de futebol de cinco foi escolhida pelo segundo ano consecutivo como a melhor equipe. O melhor atleta-guia foi Jorge Luiz Silva e Souza, parceiro de Terezinha Guilhermino.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte