Topo

Homem mais forte do Brasil recebe convite para evento de Schwarzenegger nos EUA

Marcos Mohai vai participar de competição de strongman em evento de Schwarzenegger  - Alex Almeida/UOL e Reprodução
Marcos Mohai vai participar de competição de strongman em evento de Schwarzenegger Imagem: Alex Almeida/UOL e Reprodução

Bruno Freitas

Em São Paulo

11/11/2011 06h00

Expoente brasileiro do strongman, esporte que submete seus atletas a tarefas extremas de força e resistência, Marcos Mohai terá a oportunidade em 2012 de participar de uma das principais competições internacionais da modalidade, em evento ligado à estrela de cinema Arnold Schwarzenegger.   

Mohai recebeu convite da entidade que comanda o esporte nos Estados Unidos para participar do The Arnold Sports Festival, em Columbus, no estado norte-americano de Ohio. O evento será realizado entre os dias 1º e 4 de março de 2012. O brasileiro estará na disputa entre os amadores, qualificatória para competições profissionais.

O evento que é hoje um amplo festival de esportes nasceu em 1989 com o nome de Arnold Classic, com Schwarzenegger entre seus fundadores. Originalmente tinha como atração apenas os atletas do fisiculturismo, esporte que teve o ator como ídolo entre os anos 70 e 80. O astro nascido na Áustria foi Mister Universo com 20 anos e ganhou o prestigioso concurso Mister Olympia por sete vezes antes de virar Conan e Exterminador do Futuro em Hollywood e governador na Califórnia.

A presença no evento que tem Schwarzenegger como principal divulgador funciona para Mohai como uma oportunidade de ingresso no rol dos profissionais do strongman.

  • Marcos Mohai/Divulgação

    Marcos Mohai executa o tombamento de carro

  • Reprodução

    Atleta do strongman foi atração no Faustão

"É ótimo para um strongman no Brasil. É uma espécie de passaporte, uma porta se abrindo. Para eles também é bom ter um representante brasileiro. Fico feliz de nosso trabalho ter causado impacto lá", diz Mohai, tricampeão do 'Homem Mais Forte do Brasil' (2009, 2010 e 2011).

"Funciona como uma seletiva para os eventos profissionais, inclusive para a disputa do 'Homem Mais Forte do Mundo'", acrescenta, em referência ao principal evento da modalidade.

Mas ao contrário do 'Homem Mais Forte do Mundo', o The Arnold Sports Festival privilegia mais as provas de força, como levantamento de pedras e tombamento de carro, tarefa de especialidade de Mohai. No cronograma, nada de arremesso de barril ou deslocamento em água com sacos de areia. 

"Não tem provas mais complexas, de velocidade e técnica. São provas mais convencionais, como o Atlas Stone", conta o brasileiro, em menção ao levantamento de pedras gigantes.

A versão profissional do festival esportivo nos EUA tem nomes badalados da modalidade como campeões das últimas edições, entre eles o lituano Zydrunas Savickas e os norte-americanos Derek Poundstone e Brian Shaw. No entanto, a edição de amadores é uma incógnita para o estreante brasileiro.

"Em nível de Brasil, me encontro pronto. Não sei o que vou encontrar lá. Sempre existem pessoas novas surpreendendo. A gente tem conhecimento de atletas competindo profissionalmente já aos 22 anos. Mas pretendo treinar muito. Estou confiante para estar entre os dez primeiros, pelo menos", afirma o brasileiro de 34 anos. 

MARCOS MOHAI PUXA CARRETA DE 9 TONELADAS NO SBT

O tricampeão do 'Mais Forte do Brasil' já levou seus dotes de força à televisão brasileira em 2010, quando venceu o quadro "Se vira nos 30", no Domingão do Faustão da Globo. Neste domingo, Mohai volta à rede nacional com um desafio no programa da Eliana, no SBT.

O atleta do strongman aparecerá na atração dominical puxando uma carreta importada. "Ela só existe nos Estados Unidos. Não tem no Brasil, precisaram trazer ela de navio. Pesa 9 toneladas", descreve sobre o desafio, já gravado para o SBT.

No Faustão, Mohai se apresentou levantando um total de 700 kg, divididos em sete bolas de concreto, no exato espaço de meio minuto.